| 14 julho, 2021 - 15:20

Moraes autoriza compartilhar provas com ações que pedem cassação de Bolsonaro no TSE

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o compartilhamento de provas dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O material foi encaminhado ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, responsável pelas ações que pedem a cassação da chapa do presidente Jair

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o compartilhamento de provas dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O material foi encaminhado ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, responsável pelas ações que pedem a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão.

Parte das ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) que tramita no TSE questiona a participação de Bolsonaro no disparo em massa de notícias falsas durante a campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o TSE, Salomão vai analisar os dados na volta do recesso do Judiciário, em agosto. O próximo passo será abrir para as partes se manifestarem para, então, prosseguir com o julgamento.

O pedido de compartilhamento das provas foi feito pelo TSE há mais de um ano, mas a decisão de Moraes foi tomada somente na semana passada. Em junho, Moraes decidiu encerrar o inquérito sobre os atos antidemocráticos e abrir uma nova investigação. Foi no bojo desses desdobramentos que ele autorizou o envio das provas à corte eleitoral.

A decisão do ministro do STF acontece em um momento de aumento de tensão entre os Poderes e depois de Bolsonaro colocar em xeque a realização das eleições de 2022 caso não haja a aprovação do voto impresso.

Valor

Reprodução

Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: