| 11 setembro, 2019 - 20:44

Senado aprova nome de Rinaldo Reis para conselheiro do CNMP

 

Por 56 votos favoráveis e um contrário, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (11) a indicação do ex-procurador-geral de Justiça (PGJ) do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no biênio 2019/2021. A decisão será encaminhada à sanção presidencial. Rinaldo Reis é bacharel em direito pela Universidade Federal

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por 56 votos favoráveis e um contrário, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (11) a indicação do ex-procurador-geral de Justiça (PGJ) do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no biênio 2019/2021. A decisão será encaminhada à sanção presidencial.

Rinaldo Reis é bacharel em direito pela Universidade Federal da Paraíba, onde se formou em 1991. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) como promotor, em 1997. Foi procurador-geral de Justiça do estado de 2013 a 2017.

Em julho de 2016, Rinaldo Reis assumiu a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), função que ocupou até junho de 2017. No mesmo ano, foi nomeado coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, órgão integrante do CNMP. Desde outubro de 2018, é chefe de gabinete da Corregedoria.

O CNMP é composto de 14 integrantes nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado, para um mandato de dois anos. O órgão atua na fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público.

A indicação de Rinaldo Reis já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após a sabatina realizada em 29 de maio com os integrantes da lista tríplice do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais encaminhada ao Senado. Na comissão, ele recebeu 25 votos favoráveis e nenhum contrário.

Fonte: Agência Senado


Leia também no Justiça Potiguar

2 Comentários
  1. Senado aprova nome de Rinaldo Reis para conselheiro do CNMP | Blog do BG

    11/09/2019 às 20:47

    […] a notícia completa AQUI no Justiça […]

    Responder
  2. ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA - Blog do Saber

    11/09/2019 às 21:55

    […] a notícia completa AQUI no Justiça […]

    Responder

Comente esta postagem:

Justiça Potiguar