O dia 19 de agosto é lembrado como marco nacional de luta da população em situação de rua e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), em parceria com a Justiça Federal (JFRN), escolheu a data para realizar um mutirão que vai atender as pessoas em situação de rua no acesso à cidadania: o Pop Rua Jud. O evento acontece na segunda (19) de agosto, das 9h às 16h, no Presépio de Natal, no bairro de Candelária (ao lado do ginásio do DED).
Serão oferecidos diversos serviços como emissão e regularização de documentos, assistência jurídica, requerimentos de benefícios, acompanhamento de processos judiciais, alimentação, corte de cabelo,serviços médicos e apresentações culturais. Para o evento, a magistratura federal e trabalhista, servidores, servidoras e dezenas de voluntários estão engajados.
PARCEIROS DA INCLUSÃO
Durante esta edição do Pop Rua Jud acontecerá o lançamento do programa “Parceiros da Inclusão”, uma iniciativa em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.
Em colaboração com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal/RN (SEMTAS), o programa objetiva proporcionar oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
O Parceiros da Inclusão convida empresas e instituições a cadastrarem as vagas disponíveis e os perfis profissionais desejados. Com o suporte das entidades parceiras, as empresas receberão recomendações de candidatos que atendam aos requisitos necessários, facilitando assim o processo de recrutamento e possíveis contratações.
Durante o Pop Rua, as empresas que aderirem ao projeto terão espaço reservado e suporte completo para conduzir entrevistas de emprego com os participantes do evento. Equipes de assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas das instituições parceiras estarão disponíveis para apoiar o processo de seleção, garantindo que as vagas sejam preenchidas de maneira justa e inclusiva.
ESPAÇO INFANTIL
Pela primeira vez o Pop Rua Jud Natal contará com uma estrutura para atendimento às crianças e adolescentes, filhos e dependentes do público em atendimento (pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social). O espaço contará com atividades diversas, animadores infantis e a Bibliosesc, Biblioteca Móvel do Sesc-RN, numa parceria com a Fecomércio-RN.
PARTICIPANTES
Além da presença do TRT-RN e da Justiça Federal, o Pop Rua Jud Natal conta com os parceiros do Movimento Nacional de População de Rua, Movimento de População de Rua do Rio Grande do Norte, SINE – Sistema Nacional de Emprego, Tribunal de Justiça do RN, TRE-RN, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União (DPU), OAB-RN, Advocacia Geral da União (AGU), CADÚnico, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do RN, Receita Federal, Defensoria Pública do RN, Previdência Social, ITEP-RN, Sesc/RN/Fecomércio, Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa Civil, Ceram-RN, Anoreg-RN, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência social (Semtas), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Governo do RN, Prefeitura de Natal, Registro Civil do Brasil (Arpen), Caixa, UFRN – Pró-Reitoria de Extensão, IEL, CRDH, Prefeitura de Parnamirim , Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Secretaria de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
As ações ainda contam com outros apoios da Assembleia Legislativa do RN, Fecomércio-RN, Senac-RN, Fiern, Sicoob, Evos, Caixa, Amatra, Sacolão, Sam ‘s, Lions, Nordestão.
SOBRE A DATA
O Dia Nacional da luta da população em situação de rua é celebrado no dia 19 de agosto em memória das vítimas do Massacre da Sé, que aconteceu em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, na região central.
POP RUA JUD
O Pop Rua Jud nasceu do desafio de abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis no contexto atual de aumento da pobreza e vulnerabilidade. Trata-se da implementação de uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que instituiu, por meio da Resolução nº 425/2021 a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades no âmbito do Poder Judiciário.