Cidadania, acesso a itens básicos, cuidados com a saúde. As expressões resumem um pouco do que aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), quando cerca de 150 pessoas participaram de ação social destinada à população em situação de rua. A iniciativa faz parte da programação da 1ª edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais realizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Foram distribuídos, na Praça Sete de Setembro, bairro Cidade Alta, kits de higiene, roupas limpas e toalhas de banho. Exames de mamografia, banhos, cortes de cabelo e distribuição de lanches também fizeram parte das atividades.De acordo com o juiz coordenador dos Juizados Especiais, Cleanto Pantaleão, a ação social é uma forma de aproximar o Poder Judiciário potiguar da população, adotando os valores de empatia, colaboração, experimentação, sustentabilidade social e ambiental recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).“Essas ações sociais são voltadas para a população do entorno do Fórum Fazendário e é uma forma de fazê-la entender que o Juizado também é voltado para ela. A palavra de ordem é acessibilidade e o objetivo é democratização”, destaca o magistrado.
De acordo com os organizadores foram realizados 60 cortes de cabelo, 50 banhos, 200 kits de alimentação, 200 kits de higiene, 100 kits de absorvente e 32 exames de mamografia. A ação solidária teve como parceiros Sesc, Senac, Grupo Reviver, Sorvetes Chapinha, Ster Bom e Igreja Metodista.Palestras e trabalho voluntárioA ação comunitária também contou com duas palestras. Na primeira, a enfermeira Ana Mirelle falou sobre higiene pessoal e expôs o tema “Sinais de alerta: quando procurar atendimento médico”. Em seguida, a dentista Mariana Góis orientou a população sobre cuidados básicos de higiene bucal como forma de prevenção de doenças.
“O trabalho realizado pelas equipes de saúde do Tribunal para uma população que é alheia aos acessos de saúde em geral e, de certa forma, até leiga nos conhecimentos dessas áreas é muito importante. Podemos trazer mais pessoas para perto da instituição e ampliamos o acesso dessas pessoas a serviços que, corriqueiramente, elas não teriam a oportunidade de ter”, ressalta o coordenador do Espaço Saúde do Fórum Miguel Seabra Fagundes, George Lucena.O coordenador do projeto “Igreja nas Ruas “, responsável pelos banhos móveis e entrega dos kits, Georg Emmerick, pontua que o básico faz diferença.