| 19 janeiro, 2024 - 19:50

VÍDEO: Lula diz que Operação Lava Jato foi ‘mancomunação’ de juízes e procuradores com os EUA

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Operação Lava Jato não quis condenar pessoas envolvidas em esquemas de corrupção. Na avaliação dele, o objetivo da investigação era punir a soberania do Brasil e a Petrobras. “Não se pode punir a soberania de um País e sua empresa mais importante”, disse em discurso na cerimônia de retomada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Operação Lava Jato não quis condenar pessoas envolvidas em esquemas de corrupção. Na avaliação dele, o objetivo da investigação era punir a soberania do Brasil e a Petrobras. “Não se pode punir a soberania de um País e sua empresa mais importante”, disse em discurso na cerimônia de retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, nesta quinta-feira, 18. Lula ainda definiu a operação com uma “mancomunação” de juízes e procuradores com os Estados Unidos.

A obra, contudo, se tornou um dos símbolos das investigações da Operação Lava Jato no escândalo do “petrolão”, esquema de desvio de recursos da Petrobras. A construção foi alvo ainda de processos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Tribunal de Contas da União (TCU).

No discurso nesta quinta, Lula disse que a verdadeira história ainda será contada. Segundo ele, muitas vezes, levam anos, décadas ou até séculos para se saber a verdade. “Tudo o que aconteceu neste País foi uma mancomunação entre alguns juízes e procuradores subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras”, acusou.

O Globo


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: