| 1 setembro, 2023 - 13:19

Ministro potiguar do STJ, Marcelo Navarro, recebe título de Cidadão Pernambucano

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, recebeu o título de Cidadão Pernambucano na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (31), às 11h, no auditório Sérgio Guerra. A concessão do título honorífico ao magistrado foi de autoria do deputado estadual Antonio Coelho (UB).  A concorrida cerimônia contou com

Reprodução

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, recebeu o título de Cidadão Pernambucano na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (31), às 11h, no auditório Sérgio Guerra. A concessão do título honorífico ao magistrado foi de autoria do deputado estadual Antonio Coelho (UB). 

A concorrida cerimônia contou com a presença de vários deputados e de muitas pessoas do mundo jurídico, incluindo desembargadores estaduais e federais, procuradores, juristas e advogados. Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Navarro tem uma longa história com Pernambuco. Entre 2003 e 2015 foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5ª).

Na área acadêmica, Navarro foi professor da ESMAFE – Escola de Magistratura Federal da 5ª Região e da Faculdade de Direito do Recife, onde seu pai Múcio Ribeiro Dantas, estudou quando decidiu migrar do Rio Grande do Norte para o Recife, perseguindo o sonho de se tornar advogado. 

O deputrado Antonio Coelho, que propôs a concesão do túitulo de cidadão, lembrou a trajetória de Navarro no Judiciário. “Com ampla vivência na Justiça, nos diversos cargos funções exercidas, o ministro Ribeiro Dantas vem dando uma importante contribuição ao debate em torno da modernização do sistema jurídico brasileiro. O Judiciário demanda e necessita de estabilidade. É uma conduta necessária para a formação da igualdade e da segurança jurídica, fornecendo consistência e previsibilidade na sua aplicação”, defende.

DISCURSO EMOCIONADO

No discurso, o ministro demonstrou seu afeto pelo Estado e não conteve a emoção. Só quem é pernambucano, mesmo que não tenha nascido na terra dos altos coqueiros, é capaz de falar com tanta propriedade sobre Pernambuco. Navarro também ‘confessou’ que aproveitou a escrita do discurso para fazer uma memória sentimental de seu pai. Ele disse que seu Múcio Vilar foi quem primeiro lhe ensinou a ser pernambucano e a amar o Estado. 

JC Online


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: