O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) participou do mutirão Pop Rua Jud, nesta sexta-feira (21), na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, em Natal.
O evento, promovido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte, com a participação do TRT-RN, atendeu, principalmente, a população em situação de rua, que contou com uma grande quantidade de serviços básicos.
O TRT-RN participou de um estande comum com a Justiça Estadual e o Ministério do Trabalho, onde foram prestadas informações sobre direitos trabalhistas, funcionamento e acesso à Justiça do Trabalho, além da realização de reclamações a termo, quando o ingresso na Justiça do Trabalho ocorre sem a presença inicial de advogados.
O estande contou também com o totem digital interativo, que permite consultar o andamento de processos trabalhistas e acessar conteúdos informativos.
Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho também atenderam pessoas em casos específicos, como o de José Maria Severo da Silva, que teve o benefício do Bolsa-Família bloqueado e descobriu, durante o atendimento no estande do TRT-RN, que era réu em uma execução trabalhista de uma empresa na qual estava como sócio. Ele relata que havia perdido seus documentos em um acidente em Mossoró, há mais de dez anos, e que chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Fernando Pedroza. Após localizar o caso, os servidores do fórum do TRT o ajudaram a movimentar o processo, apontando os próximos caminhos a seguir.
Foi emitido, ainda, Carteira de Trabalho (CTPS) pelo Ministério do Trabalho. Um dos beneficiados com esse serviço foi o senhor Flávio Rodrigues, que classificou o evento como “muito importante”.
“Eu trabalho no mar, mas eu fico muito tempo na terra, por isso eu quero tirar meu documento para poder arranjar um emprego”, contou ele.
Os setores do Tribunal envolvidos diretamente no evento são o Fórum Trabalhista de Natal, dirigido pelo juiz Luciano Athayde, e o Subcomitê Multissetorial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, presidido pela juíza auxiliar da Presidência, Marcella Alves Vilar.
O juiz Luciano Athayde afirmou que iniciativas como o Pop Rua Jus são importantes porque atendem “uma população que é carente não só econômica e socialmente, mas tem também tem dificuldade de acesso à Justiça”.
A Justiça Federal e outras instituições públicas e privadas participantes do evento ofereceram serviços como: carteira de identidade, CPF e Título de Eleitor, solicitação dos benefícios do INSS, defensoria pública, cortes de cabelo, entre outros.