| 5 abril, 2023 - 11:44

Abril Verde alerta para urgência da prevenção de acidentes de trabalho

 

O Rio Grande do Norte registrou 4.200 acidentes de trabalho em 2022, que resultaram em vinte mortes. Os números são do Observatório de Segurança e Saúde. No Brasil, somente em 2022 ocorreram 613 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da

O Rio Grande do Norte registrou 4.200 acidentes de trabalho em 2022, que resultaram em vinte mortes. Os números são do Observatório de Segurança e Saúde. No Brasil, somente em 2022 ocorreram 613 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho. 

Esses números revelam que a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média. 

“Nem o trabalhador quer se acidentar, nem o empregador espera que o acidente de trabalho ocorra em sua empresa, porque só no Brasil isso representa um custo anual de R$ 4 bilhões (4% do Produto Interno Bruto)”, revelou Nivaldo Batista, técnico de segurança e criador do Abril Verde, durante a abertura da programação da campanha deste ano, no Rio Grande do Norte, realizada nesta terça-feira (4).. 

Há mais de dez anos essa campanha mobiliza profissionais de segurança do trabalho e instituições de todo país, com o objetivo de discutir e conscientizar a sociedade para a questão da saúde e da segurança no trabalho. O Abril Verde foi criado para marcar o Dia da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que ocorre no próximo dia 28 deste mês. 

A campanha conta com o apoio de várias instituições, como a Justiça do Trabalho que atua através do programa Trabalho Seguro. “Nós precisamos trabalhar na prevenção do acidente de trabalho e das chamadas doenças ocupacionais, que tantos males trazem para o mundo do trabalho”, justifica o desembargador Eridson Medeiros, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Para ele, “quando ocorre um acidente há muito pouco para se fazer diante dos problemas que ele causa não apenas para o trabalhador, mas para a empresa também, daí a importância de se investir cada vez mais na prevenção do acidente em si, quanto das doenças provocadas pelo stress no trabalho”.

Também participaram da solenidade os juízes do judiciário trabalhista Simone Jalil e Alexandre Érico, o presidente do Cremern Marcos Jácome, o vice-presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Luís, Fabiano o gerente de Cultura e Educação do Sesc RN, Francisco de Paula, o presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves Júnior e Andrea Brito, do Centro de referência em saúde do trabalhador – Regional de Natal.

ILUMINAÇÃO

Ilustrativa

Durante todo o mês de abril, edifícios de várias instituições se iluminarão da cor verde, como parte da campanha que foi lançada nesta terça-feira (4), em solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Natal, reunindo representantes de várias entidades parceiras.

A campanha está inserida no Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas e visa o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

As instituições parceiras vão iluminar suas fachadas com as luzes verdes. Serão iluminados os prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN), da OAB-RN, CREA-RN, da Fiern, do SESI, do SESC, Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal) e da Secretaria Estadual de Saúde.

PROGRAMAÇÃO

Estão programados, ainda, dentro da campanha do Abril Verde, eventos como uma palestra sobre Segurança Psicológica no Trabalho, com as psicólogas Sarita Cesana e Rita de Cássia Mendonça, no próximo dia 10 de abril, às 16h, na sede do CREA-RN.

Os juízes do TRT-RN, Alexandre Érico e Simone Jalil, coordenadores do Programa Trabalho Seguro, também farão uma live sobre Trabalho Seguro, para alunos da Universidade Estácio, prevista para o dia 11 (terça-feira), às 17h30.

Já no dia 18, às 14h30, também numa terça-feira, ocorrerá uma outra live com o juiz do Trabalho do TRT da 16ª Região/MA, Paulo Mont’alverne Frota.

No Rio Grande do Norte, o Abril Verde é promovido por um Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: