O dia 31 de março será de mobilização e reflexão sobre a importância da conciliação nas relações de trabalho.
A data foi escolhida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) para realizar o Diálogo Aberto sobre a Conciliação, com uma programação especial reunindo magistrados, servidores, advogados e estudiosos.
O Diálogo será aberto pelo desembargador Eridson Medeiros, presidente do TRT-RN e pelo desembargador Eduardo Rocha, vice-presidente e coordenador do Núcleo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do tribunal.
Neste dia, a secretária-geral da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, juíza Roberta de Melo Carvalho, discutirá a importância e as vantagens da conciliação.
Em seguida, a coordenadora do Centro de Conciliação de Natal (CEJUSC/JFRN), Gisele Maria da Silva Araújo Leite, fará uma exposição sobre a experiência da Justiça Federal do Rio Grande do Norte na mediação judicial e pré-processual.
Os servidores das Varas do Trabalho e do CEJUSC/Natal e Mossoró também participarão de uma Oficina sobre a importância dos dados estatísticos e a correta utilização das ferramentas e sistemas relacionados à conciliação, com os instrutores José Adriano Silveira Albuquerque Guimarães e Cláudio Delgado de Freitas.
O Diálogo Aberto sobre a Conciliação está sendo coordenado pelas juízas Simone Medeiros Jalil, Rachel Vilar de Oliveira Villarim e Fátima Christiane Gomes de Oliveira.
Semana de Conciliação
No dia 31 de março, o TRT-RN abrirá o prazo para que os trabalhadores e empresários manifestem seu interesse em conciliar seus processos, que tramitam nas Varas do Trabalho da capital e do interior, durante a Semana Nacional da Conciliação, agendada para o período de 22 a 26 do mês de maio.