| 4 novembro, 2021 - 15:32

PF faz buscas contra desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Pecunia non Olet para investigar crimes de corrupção praticados por membros do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Um dos alvos da operação, que acontece em Maceió (AL) e Curitiba (PR), é o desembargador Celyrio Accioly. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, expedidos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Pecunia non Olet para investigar crimes de corrupção praticados por membros do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Um dos alvos da operação, que acontece em Maceió (AL) e Curitiba (PR), é o desembargador Celyrio Accioly.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

A reportagem do g1 tentou contato por telefone com o desembargador, às 9h50, mas não conseguiu.

Reprodução

A assessoria de comunicação do TJ-AL informou que aguarda mais informações sobre a operação para emitir uma nota.

Segundo a PF, a investigação aponta que agentes públicos e advogados intermediaram o atraso de julgamentos e o proferimento de decisões favoráveis aos interesses de uma empresa do ramo da educação, em troca do pagamentos de gastos do magistrado.

Se comprovada a participação, os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de advocacia administrativa, situação em que agentes públicos promovem interesses ilegítimos, solicitando retardamento, ação ou omissão de atos de ofício, em contrariedade aos preceitos e princípios legais.

Desembargador foi vice-presidente do TJ

Celyrio Accioly era juiz e ingressou na magistratura em 1986. Em 2015, assumiu como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele foi nomeado para o cargo de desembargador do TJ-AL em 2016, pelo critério de antiguidade. Um ano depois, foi escolhido como vice-presidente do Tribunal, no biênio de 2017 e 2018.

G1


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: