| 18 agosto, 2021 - 16:24

Pós-graduação: inscrições para 7ª turma da Residência Judicial seguem até 30 de agosto; 50 vagas ofertadas

 

Termina no próximo dia 30 de agosto, as inscrições para a 7ª turma do Programa de Residência Judicial, iniciativa da Escola da Magistratura (Esmarn) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) direcionada a bacharéis em Direito, interessados em atuar na carreira da magistratura. São ofertadas 50 vagas, distribuídas entre as comarcas de

Termina no próximo dia 30 de agosto, as inscrições para a 7ª turma do Programa de Residência Judicial, iniciativa da Escola da Magistratura (Esmarn) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) direcionada a bacharéis em Direito, interessados em atuar na carreira da magistratura. São ofertadas 50 vagas, distribuídas entre as comarcas de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.

Reprodução

Nesta quinta-feira (19), às 17h, a Esmarn promove uma live com a juíza Alba Paulo de Azevedo e com o juiz Diego Cabral, para falar sobre o formato desta Pós-Graduação Lato Sensu, apresentando sua nova estrutura pedagógica, conteúdos, atividades, módulos teóricos e práticos e muitas outras novidades. A Residência Judicial une formação teórica e prática em ambiente forense, visando ao aperfeiçoamento profissional na atividade judicante. A palestra acontece por meio dos perfis da Esmarn no Instagram e YouTube.

Acesse AQUI o edital da seleção

Os participantes têm a oportunidade de realizar pesquisas jurídicas relativas a processos judiciais em tramitação; elaborar minutas completas de despachos, decisões e sentenças; analisar petições, a fim de verificar a sua regularidade processual, a documentação que a instrui e o fundamento jurídico do pedido; colaborar em audiências presididas pelo magistrado preceptor; e também conduzir audiências de conciliação e mediação definidas pelo magistrado preceptor, bem como participar em mutirão de conciliação.

Programa

O programa é formado por duas etapas, além de atividades complementares e trabalho de conclusão de curso. Na fase de Estudos Preparatórios, são 360 horas de aulas teóricas e práticas voltadas para conteúdos de caráter profissionalizante e fundamental que tem por objetivo inserir o aluno no domínio dos temas estruturantes da Residência. Os alunos têm aulas de segunda a sexta, das 18h às 21h40, na sede da Esmarn, podendo as aulas ocorrer no formato presencial, remoto e/ou híbrido, no período diurno e/ou aos sábados nos turnos matutino e/ou vespertino.

Já a Prática Profissional Tutelada consiste em 1.440 horas em ambiente forense, a serem cumpridas nas comarcas participantes. A partir desta fase, os residentes fazem jus ao recebimento de bolsa.

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração de Artigo Científico, Monografia, Estudo de Caso ou Relatório Analítico de Atividades, com foco em estudos voltados para a experiência judicial, com viés prático e com ênfase nas vivências proporcionadas pela Residência.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto, por meio do site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), e custam R$ 95.

O Processo Seletivo será constituído de quatro etapas: Homologação das inscrições solicitadas; Prova teórica de múltipla escolha e de redação em conhecimentos específicos (Eliminatória); Arguição oral (Classificatória); e Prova de títulos (Classificatória).

A prova de múltipla escolha e a redação do processo seletivo serão realizadas no dia 26 de setembro, com quatro horas de duração, e contemplarão os seguintes conteúdos: a) Eixo de Formação Fundamental (10 questões): Antropologia, Ciência Política, Ética, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Hermenêutica e Argumentação, todos aplicados ao Direito; e b) Eixo de Formação Profissional (25 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

Já a etapa de Arguição Oral deverá ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

Tribunal de Justiça do


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: