| 8 agosto, 2021 - 12:47

Parceria entre UFRN e JFRN busca soluções para questões públicas judicializadas

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), firmou parceria com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) no desenvolvimento do projeto Construindo Soluções Colaborativas para Questões Públicas Judicializadas, que irá atuar junto às audiências de mediação promovidas pelo Centro Judiciário de Solução

Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), firmou parceria com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) no desenvolvimento do projeto Construindo Soluções Colaborativas para Questões Públicas Judicializadas, que irá atuar junto às audiências de mediação promovidas pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Na opinião da coordenadora do Cejusc/JFRN em Natal, juíza federal Gisele Leite, “essa parceria entre o Cejusc e o curso de GPP da UFRN marca uma nova fase e o amadurecimento de uma política judiciária de resolução consensual de conflitos, com a consolidação da mediação como o meio adequado para solução de questões públicas judicializadas”. 

Ainda segundo Gisele, “o projeto é o reconhecimento da importância de que, diante da complexidade e multidisciplinaridade características dos problemas discutidos, é necessário envolver novos atores no procedimento que sejam capazes de contribuir com seus conhecimentos técnicos para a construção de soluções eficazes e duradouras, transformando efetivamente a realidade social.”

O reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz Melo, enfatiza que “a participação da UFRN na iniciativa Construindo Soluções Colaborativas para Questões Públicas Judicializadas, em parceria com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, reforça o compromisso da nossa universidade com o desenvolvimento de iniciativas de interesse público, visando à garantia dos direitos dos cidadãos e ao aprimoramento da resolução consensual de conflitos”. 

De acordo com Daniel Diniz, “a atuação dos docentes e dos estudantes do curso de Gestão de Políticas Públicas contribuirá para a proposição de soluções inovadoras, bem como será um importante campo de prática para os nossos discentes”.

Coordenadora do projeto, a professora Raquel Silveira também avalia positivamente o projeto. “O projeto de extensão e o acordo fomentarão a possibilidade de pactuação entre atores públicos e sociais na busca pelo alcance do interesse público e da concretização de direitos em conflitos que envolvam o interesse público”. 

E prossegue. “É uma oportunidade de inserir discentes em atividades de mediação, podendo identificar e compreender os conflitos e contribuir com as partes dos conflitos na elaboração de soluções inovadoras. Ou seja, serão atores importantes na construção de soluções colaborativas para problemas públicos judicializados”.

Por fim, o coordenador de GPP, professor Anderson Cristopher, também falou das expectativas com o projeto em execução. “A expectativa é que o projeto fortaleça ainda mais os laços de cooperação entre a UFRN e o Poder Judiciário. O projeto é de grande importância para o curso de Gestão de Políticas Públicas e reflete o histórico de parceria entre o curso e a Justiça Federal, que há muito proporciona estágios remunerados ou obrigatórios aos alunos de GPP.”

Mais informações sobre o projeto no site da JFRN.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: