| 3 janeiro, 2021 - 11:59

STJ nega recurso e mantém exigência de teste contra Covid-19 de viajantes

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou neste sábado (2) um recurso de dois brasileiros que estão na República Dominicana e estão impedidos de retornar ao país por não terem resultado negativo de teste para a Covid-19. Desde a última quarta-feira (30), o Brasil exige de todos os viajantes internacionais que tentam embarcar para o país, mesmo os

Reprodução

Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou neste sábado (2) um recurso de dois brasileiros que estão na República Dominicana e estão impedidos de retornar ao país por não terem resultado negativo de teste para a Covid-19.

Desde a última quarta-feira (30), o Brasil exige de todos os viajantes internacionais que tentam embarcar para o país, mesmo os brasileiros, que apresentem um teste para o novo coronavírus com o resultado negativo.https://d-32182352313973863634.ampproject.net/2011252111003/frame.html

No recurso ao STJ, os dois brasileiros alegam que os laboratórios da região de Punta Cana não possuem disponibilidade para que eles façam o teste do tipo RT-PCR, que é o exigido pela portaria do governo federal.

Mais do que apenas o seu caso específico, os dois viajantes pediam ao tribunal que suspendesse a validade da regra.

A proposta da defesa, negada pelo presidente do STJ Humberto Martins, era de que a dupla fizesse o teste assim que desembarcasse em São Paulo, em um laboratório localizado dentro do Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulistana.

Em sua decisão, o ministro Humberto Martins argumentou que a regra imposta atende ao interesse da coletividade da sociedade brasileira e não pode ser derrubada por não ser uma imposição individualizada contra os passageiros, mas sim algo de caráter geral.

“A Portaria n. 648, de 23/12/2020, impõe restrições de modo genérico e abstrato, com regras objetivas e gerais, não havendo nenhum direcionamento antecipado, de forma direta, imediata e pessoal, a qualquer destinatário concretamente individualizado”, escreveu o presidente do STJ.

CNN Brasil


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: