| 4 maio, 2020 - 14:58

Deve haver audiência de custódia para as prisões temporárias e preventivas ou somente para casos de prisão em flagrante?

 

O SFT debate o tema – se cabe audiência de custódia em outros tipos de prisão – na Reclamação 29.303, processo de Relatoria do Min. Edson Fachin, que entendeu que o julgamento da ADPF 347/DF (“estado de coisas inconstitucional”) só atinge os casos de prisão em flagrante.

Há quem defenda que a possibilidade da audiência de custódia para os casos de prisões cautelares decorre da nova redação do artigo 287 do CPP:

Ilustrativa

“Art. 287. Se a infração for inafiançável, a falta de exibição do mandado não obstará a prisão, e o preso, em tal caso, será imediatamente apresentado ao juiz que tiver expedido o mandado, para a realização de audiência de custódia.”

O SFT debate o tema – se cabe audiência de custódia em outros tipos de prisão – na Reclamação 29.303, processo de Relatoria do Min. Edson Fachin, que entendeu que o julgamento da ADPF 347/DF (“estado de coisas inconstitucional”) só atinge os casos de prisão em flagrante.

Para Fachin, em momento algum se fixou a necessidade de audiência de custódia nos casos de prisão preventiva, temporária ou definitiva decretada por juízes ou tribunais, tendo se limitado a discutir os casos de flagrante delito.

O Min. Gilmar Mendes abriu divergência e a Segunda Turma resolveu afetar o tema para julgamento no plenário.

Para Gilmar, a decisão do Plenário não se limitou aos casos de prisão em flagrante nem apresentou obstáculos para alcançar também os casos de prisões preventivas e temporárias.

Em decisão monocrática proferida na Reclamação 35.566/RJ, o Min. Gilmar Mendes determinou a realização de audiência de custódia para um preso preventivo.

Na Rcl 29.303, o Supremo definirá, 1) se, com a edição da Lei 13.964/19, e a nova redação do art. 287 CPP, a discussão está superada ou 2) qual ou quais as reais extensões da decisão proferida na ADPF 347.

Quer receber pílulas jurídicas como essa?
Mande WhatsApp para 84-99431-2074 informando nome e cidade/Estado.
É minha lista de transmissão.

Rodrigo Leite
Autor e co-autor de 4 livros jurídicos
Mestre em Direito Constitucional
Assessor de Desembargador do TJRN
Professor da Pós On-line de Civil da Rede Kroton
Conteudista dos sites ‪
www.justicapotiguar.com.br (RN)‬, ‪www.novodireitocivil.com.br‬ (BA), ‪www.meusitejuridico.com.br‬ (SP) e ‪www.supremotv.com.br‬ (MG)


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: