| 6 março, 2020 - 17:00

TJRN concretiza parceria com TRT com inauguração de espaço na Casa de Justiça e Cidadania

 

TRT passa a atender à população na Casa da Justiça e Cidadania, na Zona Norte de Natal.

Foto: Divulgação TJ RN

Mais uma instituição passa a atender à população na Casa da Justiça e Cidadania, na Zona Norte de Natal. É o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região que, nesta sexta-feira (6), inaugurou seu espaço dentro da Casa, para a realização de audiências de conciliação. A Casa, administrada pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do Tribunal de Justiça (NAPS), é exemplo da aproximação cada vez maior entre o Poder Judiciário e o cidadão, no atendimento à demandas, acesso a serviços, obtenção de informações e orientações uteis.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Rebouças, ressaltou que a casa tem mais de 19 mil atendimentos em sua história de 10 anos na Zona Norte. “Agora chegando o TRT com seus serviços, é uma prova que estamos atendendo bem a população, aproximando a Justiça do cidadão, principalmente do mais necessitado. O TRT tem competência na relação de vinculo empregatício, de direitos do trabalhador, e agora tem uma unidade na Zona Norte”, ressaltou o dirigente do TJRN.

A importância da proximidade física com a população da Zona Norte é fácil de ser percebida durante a primeira conciliação realizada na sala do Tribunal do Trabalho, logo após da solenidade de inauguração do novo espaço. Jackson Leocádio, cidadão residente no bairro de Potengi, disse que não precisou nem pagar por transporte para chegar ao local. “É de extrema importância para todos os moradores da Zona Norte, principalmente pela questão da localização. Muitas pessoas não conseguem se deslocar até o outro lado do rio, como a gente fala. Eu moro tão perto que consegui vir a pé para audiência de conciliação de hoje”, contou.

Presidente do TRT, o desembargador Bento Herculano destacou a relevância da parceria para a prestação de serviço às pessoas que precisam da Justiça. “É de uma importância enorme, a gente precisa ter a sensibilidade de observar questões como o custo da locomoção, do transporte, a dificuldade das pessoas em face de outros afazeres, em ter acesso à Justiça. Então agradecemos muito ao TJRN pelo convite e por possibilitar que a Justiça do Trabalho, se aproxime mais do cidadão em uma área que reconhecidamente tem uma parcela carente da população”, ressaltou o magistrado trabalhista.

A coordenadora geral do NAPS, desembargadora Zeneide Bezerra frisou a importância da chegada do Tribunal Regional do Trabalho à Casa da Cidadania. “Faz tempo que a gente luta para ter o TRT aqui nessa casa de Justiça, por que aqui na Zona Norte de Natal temos muita gente, mais que a população de Mossoró. Essas pessoas precisam de atenção de nós todos, aqui elas têm um atendimento com dignidade, são recepcionados pelos parceiros. É uma grande alegria nossa ter o TRT aqui para fazer cidadania”.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o procurador regional do Trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto; o presidente da Associação dos Magistrados (AMARN), juiz Herval Sampaio Jr. e o secretário geral do TJRN, Lindolfo Sales.

TJ RN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: