Durante uma visita de estudantes de Direito no Palácio da Alvorada, Bolsonaro sugeriu mudança na eleição da presidência da OAB: “Talvez um dia, o presidente da OAB seja eleito pelo voto de todos os advogados, e não pelos chefes das seccionais. A OAB sempre falou isso, por que para eles não têm? Tem que dar exemplo “.
A fala foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Assista:
Atualmente a escolha é realizada de forma indireta: são os conselheiros Federais das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos.
Pleito em debate
A pauta sobre eleição direta para a presidência da Ordem já está em debate na Comissão Eleitoral da OAB. A comissão tem o respaldo do presidente Felipe Santa Cruz, que sempre foi favorável ao pleito direto, como forma de “evitar desequilíbrios e abuso do poder econômico”. A primeira reunião da comissão foi realizada no último dia 5.
Ao Migalhas, o presidente da Ordem afirmou:
“A presidência do CFOAB ganhou uma dimensão enorme – fruto do trabalho de muitos – e seu permanente fortalecimento (garantindo sua força) deve ser nossa constante preocupação. Seguiremos a posição da maioria, democraticamente, mas o debate não pode esperar.
Em 2018, uma pesquisa nacional do Ibope apontou que 84% dos advogados brasileiros são favoráveis à eleição direta para o Conselho Federal da OAB. A pesquisa foi realizada por solicitação da OAB/RJ. No lançamento de uma campanha na seccional pelas Diretas Já para o Conselho Federal, Santa Cruz defendeu a ideia de que o voto direto confere ao dirigente da Ordem “mais legitimidade e o apoio da classe para enfrentar grandes questões, tanto corporativas quanto institucionais”.
Migalhas