| 24 outubro, 2019 - 14:30

Liga inaugura UTI e novos espaços construídos com recursos oriundos de ação do MPT-RN

 

A concretização do espaço foi possível por meio de recursos viabilizados pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), com a chancela da Justiça do Trabalho

Foto: Divulgação

A Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, entidade sem fins lucrativos, inaugurou na última sexta (18), na Policlínica localizada no Alecrim, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contando com 12 leitos, sendo dois deles destinados aos pacientes que também necessitem do tratamento de hemodiálise. Além disso, foi também construído um novo centro de recuperação pós-operatório e mais uma sala de cirurgia completa.

A concretização do espaço foi possível por meio de recursos viabilizados pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), com a chancela da Justiça do Trabalho. Essas parcelas originaram-se de condenação judicial da multinacional atacadista WMS Supermercados, em ação civil pública que tratou do descumprimento de normas fundamentais de proteção à jornada de trabalho dos empregados, com cargas horárias extenuantes, sem a concessão de intervalos ou do descanso semanal remunerado.

A indicação da Liga Contra o Câncer como entidade destinatária do valor da reparação por danos morais coletivos justificou-se pela excelência dos serviços prestados à sociedade e por ser referência nacional na prevenção contra o câncer, diagnóstico, tratamento, reabilitação e pesquisa.

O procurador-chefe do MPT-RN Xisto Tiago de Medeiros Neto, responsável pela ação judicial, destacou o objetivo da instituição em direcionar os resultados concretos da atuação do Ministério Público do Trabalho em favor da coletividade. “É uma obra que possui inestimável valor e benefícios para a comunidade, seus trabalhadores e famílias”, disse o procurador. Ele lembrou ainda que as atuações do MPT devem ser reconhecidas socialmente e demonstram a legitimidade e efetividade institucional na promoção dos direitos sociais.

A nova UTI, que homenageia o médico Helen Costa, contará com práticas de humanização em seu cotidiano e será destinada principalmente ao tratamento de pacientes oncológicos, podendo também pode receber eventualmente outros tipos de atendimentos. O planejamento do ambiente focou ainda na experiência dos acompanhantes, que contarão com uma sala de espera exclusiva e espaço em cada um dos leitos disponibilizados.

O médico Ivo Barreto, superintendente adjunto da Liga, destacou a modernidade do espaço e qualidade dos equipamentos adquiridos, que coloca a unidade hospitalar em destaque no cenário hospitalar do Norte-Nordeste. A tecnologia aplicada permitirá, por exemplo, que as informações dos pacientes sejam lançadas no prontuário eletrônico.

A Liga, que completa 70 anos em 2019, atualmente conta com 1.600 funcionários, sendo mais de 300 médicos. Ao longo do último ano, a instituição filantrópica realizou mais de 1 milhão de procedimentos. Roberto Sales, superintendente da entidade, celebra o “altíssimo nível de excelência” alcançado nos atendimentos. A parceria com o MPT-RN já havia acontecido em 2011 com a construção do Centro Cirúrgico Doutor Ernani Rosado.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: