| 24 agosto, 2019 - 08:30

Justiça manda soltar aderecista preso por homicídio com base em foto do Facebook

 

Leandro deixou a cadeia na sexta-feira passada e, segundo o seu advogado, Fábio Wanderley, já voltou a trabalhar no barracão da Vila Isabel

Foto: Reprodução/Facebook

Preso há quase três meses, o aderecista Leandro dos Santos Oliveira, de 37 anos, foi solto após ser beneficiado por um habeas corpus concedido pela Justiça do Rio. O profissional, que trabalha na Unidos de Vila Isabel, foi preso em 27 de maio após ser reconhecido através de uma foto em seu perfil no Facebook como o autor de um assassinato cometido em 2017, conforme O DIA revelou. Desde então, tenta provar sua inocência. 

Leandro deixou a cadeia na sexta-feira passada e, segundo o seu advogado, Fábio Wanderley, já voltou a trabalhar no barracão da Vila Isabel, que se prepara para o próximo carnaval. Entretanto, a defesa ainda tenta derrubar as contradições apresentadas na investigação da Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital).

“Os desembargadores não entraram no mérito dos equívocos constantes da investigação, em especial a contradição dos aspectos físicos indicados pela testemunha e do meu cliente. Contudo, entenderam que, pelas condições pessoais do meu cliente (réu primário, com emprego e residência fixos), a prisão cautelar seria desnecessária nesta etapa do processo, aplicando outras medidas cautelares menos graves”, disse Fávio Wanderley.

Leandro terá que comparecer periodicamente em juízo, não pode se ausentar do país e para deixar o estado por mais de oito dias deve solicitar autorização judicial. “O meu cliente já retornou a sua rotina de trabalho. Está firme e forte no barracão da Unidos de Vila Isabel”, comemorou o advogado.O aderecista foi surpreendido pelo mandado de prisão, emitido em agosto de 2018, mais de um ano após o crime, quando foi até um posto do Detran no bairro iniciar o processo de emissão da carteira de habilitação. A audiência de instrução e julgamento, que vai discutir todos os detalhes contidos no processo, será realizado no dia 11 de setembro. Testemunha o apontou como assassino, mesmo características diferentes de autor

Leandro foi apontado como o autor do crime a partir de fotos de seu perfil no Facebook, mesmo com suas características sendo diferentes do suspeito apontado pela testemunha. De igual, apenas a cor da pele, diz uma parente. A vítima, Luiz Fernando Armando de Abreu, foi assassinado a facadas dentro de casa em 10 de março de 2017, no bairro do Anil, em Jacarepaguá. Ele também trabalha como profissional de carnaval, mas não era amigo de Leandro. Segundo o advogado Fábio Wanderley, os principais pontos contraditórios da investigação, com base na testemunha que viu o suposto assassino, foram ignorados. 

O DIA teve acesso ao inquérito policial que concluiu que Leandro é o assassino. Na madrugada do crime, a principal testemunha, uma vizinha da vítima, ouviu gritos do apartamento dele e foi ver o que estava acontecendo.No depoimento, ela afirma que um homem moreno, alto, com uma tatuagem em um dos antebraços, abriu a porta e falou que não estava acontecendo nada, que era uma “briga de casal”. Mas Leandro, preso pelo crime, é negro, não tem tatuagem e possui estatura mediana.Cerca de 40 minutos depois, ela ouviu um barulho de portão batendo e flagrou o assassino deixando o local correndo.

Ela chamou outros vizinhos e, ao olharem pela fresta da porta de Luiz Fernando, viram marcas de sangue na casa e chamaram a polícia, que encontrou a vítima morta com várias facadas.Ainda no dia do crime, ela disse que não sabia quem era o assassino mas, cinco dias depois, na delegacia, apresentou a foto de Leandro e o apontou como o assassino.

Ela contou que postou no Facebook lamentando a morte e pediu informações que ajudassem a prender o autor do crime e divulgou seu telefone.No depoimento, a testemunha disse que recebeu a ligação de um “Leandro”, que pedia informações sobre a morte e que parecia “debochar”. Após “investigar” na lista de amigos no Facebook de Luiz Fernando, ela chegou até o aderecista Leandro dos Santos Oliveira, o apontando como o mesmo homem que abriu a porta da vítima na madrugada que ocorreu o crime.”A pessoa que o reconheceu disse na polícia na época que o assassino tinha tatuagem no antebraço, mas o Leandro não tem nenhuma tatuagem, isso é gritante. Ela também apontou Leandro como namorado da vítima, mas as pessoas que conheciam a vítima disseram que ele não era namorado do Luiz Fernando. Isso foi totalmente ignorado”, explicou o defensor.

MP foi a favor de prisão citando digital que não consta em investigação

O Ministério Público do Rio se manifestou à Justiça do Rio a favor da prisão temporária do aderecista por homicídio com uma informação errada que não existe no inquérito policial.

No documento, que a reportagem teve acesso, o promotor Alexandre Murilo Graça diz que foi encontrada a impressão digital do profissional de carnaval na cena do crime, o que não consta em nenhum momento na investigação da polícia.No inquérito policial consta que foram encontrados quatro fragmentos de impressões digitais na cena do crime, em uma lata de cerveja e na porta da casa de Luiz Fernando Armando de Abreu, assassinado a facadas na madrugada de 10 de março de 2017.O responsável pela análise do material informou que apenas três tinham ‘condição de confronto’ e eram compatíveis com as digitais da vítima assassinada. Em nenhum momento é citado que alguma delas pertença a Leandro, nem mesmo no pedido de prisão temporária da Delegacia de Homicídios (DH-Capital) enviado à Justiça, no qual o MP se baseia para emitir o seu parecer.“Conforme apurado, a vítima estava em um relacionamento com o indiciado, cujas digitais foram encontradas no interior da residência da vítima”, diz o documento do MP, assinado pelo promotor Alexandre Murilo Graça, em 17 de março de 2017, defendendo a investigação policial que apontava três digitais como sendo de Luiz Fernando.Querido no mundo do carnavalLeandro nunca soube que era suspeito de um crime e nem foi chamado para prestar depoimento na delegacia. O preso chegou a receber prêmios e até apareceu na televisão durante o carnaval deste ano, quando trabalhou pela Vila Isabel. Carnavalescos que trabalharam diretamente com o aderecista reforçaram a indignação diante de sua prisão.O carnavalesco Paulo Menezes, que atualmente está na Gaviões da Fiel, de São Paulo, trabalhou durante 20 anos com Leandro e a relação profissional, interrompida em 2015, se tornou uma grande amizade. 

“No carnaval, eu conheço várias pessoas que não gostam de várias pessoas. Em todo o tempo que trabalhamos juntos, eu nunca conheci alguém que não goste do Leandro. A gente estava o tempo todo junto. Em 20 anos, você conhece a personalidade de uma pessoa. Eu ponho a minha mão no fogo de que o Leandro não tem nada a ver com isso”, defendeu.

O DIA


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: