
Manhã de conhecimento e conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama durante palestra na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) (@trt21rn), nesta sexta-feira (10). No evento, a médica mastologista Roberta Jales abordou vários aspectos do tema sob os olhares atentos do público, que se vestiu de rosa para a ocasião.
Ela ressaltou que os fatores de risco agem em conjunto para essa incidência. “Um deles é ser mulher, considerando que 99% dos casos são em mulheres. Os outros fatores são hábitos de vida, sedentarismo, histórico familiar, questões hormonais e longevidade, sendo que neste caso o risco da doença aumenta a partir dos 40 anos”, afirmou.

Em sua apresentação, a especialista esclareceu as ações de prevenção. “Agir e intervir com prevenção adotando hábitos saudáveis, atividade física e exames regulares como mamografia”. Ela destacou que “neste ano, abrimos o Outubro Rosa com uma grande vitória, pois o Ministério da Saúde reconheceu e está permitindo que as mulheres possam fazer mamografia a partir dos 40 anos no SUS”.
A médica informou ainda que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em mais de 95% dos casos. “É necessário ter consciência e procurar realizar mamografia para se prevenir e tratar a tempo de se curar. Utilizar conhecimento, ciência e tecnologia para que a mulher saia mais forte, com vida”, concluiu Roberta Jales.
A palestra completa está disponível no canal do YouTube da Ejud21. Confira (clique aqui).
Fonte: TRT21