| 8 maio, 2026 - 14:39

Empregadores terão nova plataforma do INSS para consultar afastamentos

 

Segundo o INSS, o novo sistema foi desenvolvido para oferecer uma navegação mais simples, intuitiva e segura, além de disponibilizar informações em tempo real.

Foto: Reprodução

Na próxima sexta-feira, 15, o INSS lançará a plataforma “INSS Empresa”, voltada a empregadores para consulta de afastamentos e benefícios previdenciários de trabalhadores durante a vigência do vínculo empregatício.

A ferramenta substituirá o atual Conadem – Consulta Auxílio-Doença por Empresas e ficará disponível no endereço empresa.inss.gov.br.

Segundo o INSS, o novo sistema foi desenvolvido para oferecer uma navegação mais simples, intuitiva e segura, além de disponibilizar informações em tempo real.

Uma das principais mudanças em relação ao modelo atual será a ampliação do histórico de consulta.

Enquanto o Conadem permitia acesso apenas a informações dos últimos 18 meses, o INSS Empresa reunirá dados acumulados desde 2019, com atualizações imediatas.

A plataforma permitirá que as empresas consultem informações como número do benefício, espécie, situação, datas de requerimento, início, despacho e cessação, quando houver.

Nos casos de benefícios por incapacidade, também serão exibidos dados sobre a última avaliação pericial, a conclusão da perícia médica e a eventual existência de nexo técnico.

O nexo técnico é utilizado pelo INSS para verificar possível relação entre a doença apresentada pelo trabalhador e a atividade econômica desempenhada pela empresa, a partir do cruzamento de informações como CID e CNAE.

O acesso ao INSS Empresa deverá ser feito com autenticação pela conta gov.br e uso de certificado digital de pessoa jurídica, dos tipos A1 ou A3, emitido por autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. De acordo com o INSS, certificados em nuvem não serão aceitos.

Após a autenticação, o responsável pelo certificado digital da empresa poderá autorizar representantes a consultar as informações. Esses usuários deverão acessar a plataforma com CPF e senha da conta gov.br, desde que possuam nível de segurança prata ou ouro.

Fonte: Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: