| 4 novembro, 2025 - 09:03

Juristas da Justiça Eleitoral se reuniram em Salvador para debater as eleições de 2026

 

Esta foi a primeira edição do encontro realizada em Salvador, reunindo representantes da Justiça Eleitoral, juristas e autoridades do meio jurídico nacional.

Foto: Reprodução

Juristas de todo o país se reuniram nos dias 30 e 31 de outubro, em Salvador (BA), para participar do Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE). O evento teve como foco os principais desafios das eleições municipais de 2026, promovendo o debate sobre temas emergentes e o fortalecimento da atuação dos tribunais eleitorais em todo o Brasil.

O COPEJE é composto por ministros do TSE oriundos da advocacia (quinto constitucional), desembargadores titulares e substitutos da classe jurista dos Tribunais Regionais Eleitorais. Esta foi a primeira edição do encontro realizada em Salvador, reunindo representantes da Justiça Eleitoral, juristas e autoridades do meio jurídico nacional.

A abertura aconteceu na quinta-feira (30), no Restaurante Amado, e contou com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, e das ministras do TSE Estela Aranha, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, que integraram a mesa de abertura do evento.

No segundo dia, os debates ocorreram no Hotel Deville, em Itapuã, com cinco mesas temáticas voltadas a assuntos como o novo Código Eleitoral, fraude à cota de gênero, Direito Penal Eleitoral e os desafios relacionados ao uso de inteligência artificial e às fake news no processo democrático.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) esteve representado pelos juristas Marcello Rocha, Lourinaldo Lima, Paulo Pinheiro e Daniel Maia, que participaram das discussões e das atividades do encontro.

Fonte: TRE/RN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: