
O Tribunal de Justiça do RN se despediu, nesta quarta-feira (15), do desembargador Vivaldo Pinheiro, que se aposentará no próximo dia 20 de outubro, ao completar 75 anos. Magistrado há 43 anos, ele ocupa o cargo de desembargador desde 2007.
Em suas palavras de despedida, colegas, servidores e amigos destacaram a simplicidade e integridade do magistrado. O presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, afirmou que Vivaldo exerceu sua profissão sem críticas à sua conduta, um reflexo da sua qualidade profissional.

Em sua última sessão, Vivaldo foi homenageado por familiares, amigos e colegas. Um documentário produzido pela Secretaria de Comunicação relembrou sua trajetória, causando comoção entre os presentes. O desembargador Amaury Moura Sobrinho o definiu como um exemplo de cidadão, pai e colega, ressaltando sua humildade e amizade. A juíza Patrícia Gondim destacou sua liderança, conquistada pela confiança na equipe.
Vivaldo, emocionado, agradeceu pelas homenagens e refletiu sobre sua carreira, que sempre buscou a celeridade, eficácia e responsabilidade, com o objetivo de aproximar a justiça do povo. Agora, ele pretende se dedicar à família, incluindo sua esposa, duas filhas e três netos.
O presidente do TJRN entregou uma placa de reconhecimento pela sua trajetória. O desembargador Amílcar Maia, também homenageou o colega, relembrando a parceria ao longo dos anos. A servidora Vanessa Pereira ressaltou sua simplicidade, especialmente durante sua presidência, quando a liturgia do cargo não alterou sua empatia e trato com os outros.

A última homenagem foi realizada pela família, que retirou a toga, com a esposa Ana Cecília Fagundes destacando a tranquilidade de Vivaldo em sua jornada na magistratura.
Vivaldo iniciou sua carreira no 1º grau nas Comarcas de São João do Sabugi, Apodi, Santa Cruz e Nova Cruz. Em 2007, foi promovido a desembargador, onde exerceu diversas funções, incluindo Presidente do TJRN (2021-2022).
Com informações do TJRN