O MP/BA instaurou inquérito para apurar possível prática de racismo religioso atribuída à cantora Claudia Leitte. A investigação foi motivada pela substituição do nome de orixá na letra da música Caranguejo (Cata Caranguejo), durante uma apresentação em Salvador/BA no último sábado, 14.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra a cantora cantando “eu canto meu rei Yeshua” em vez de “saudando a rainha Iemanjá”, como na letra original da canção.
Assista o momento:
A denúncia foi apresentada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axé Abassá de Ogum, em conjunto com o IDAFRO – Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras. O inquérito está sendo conduzido pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, sob responsabilidade da promotora Lívia Sant’Anna Vaz.
Segundo o MP/BA, o procedimento visa apurar a “responsabilidade civil por possível ato de racismo religioso, consistente na violação de bem cultural e de direitos das comunidades religiosas de matriz africana”, sem descartar uma eventual responsabilização criminal.
Migalhas