O cancelamento de voo por alegadas condições climáticas desfavoráveis não exime a companhia aérea do dever de indenizar. O entendimento é da juíza Maria José França Ribeiro, do 7º juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís (MA).freepik
No caso concreto, os dois autores da ação compraram passagens de ida e volta no trajeto São Luís-Belém do Pará.
O voo de ida ocorreu conforme o contratado, mas, na volta, o avião fez um pouso de emergência em Teresina, Piauí, para reabastecimento. Em seguida, a companhia informou sobre o cancelamento do voo e realocação em outro avião.
Também foram oferecidas passagens de ônibus para a conclusão do trajeto, mas os clientes rejeitaram. O voo em que foram realocados só saiu no dia seguinte.
Segundo a decisão, houve alteração contratual quanto aos bilhetes adquiridos, uma vez que, em decorrência das condições climáticas, a viagem foi cancelada no dia contratado. Para a juíza, as condições climáticas não afastam a indenização, definida em R$ 6 mil.
Conjur