| 4 junho, 2024 - 09:15

TJRN realiza abertura oficial da 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais no Estado

 

Os Juizados Especiais estão próximos à sociedade trazendo celeridade e eficiência de forma acessível. Buscando divulgar esse importante sistema que faz parte do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais, até o dia 7 de junho. No Rio Grande do Norte, a abertura do evento aconteceu

Os Juizados Especiais estão próximos à sociedade trazendo celeridade e eficiência de forma acessível. Buscando divulgar esse importante sistema que faz parte do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais, até o dia 7 de junho. No Rio Grande do Norte, a abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (3/4), no auditório do Fórum Fazendário, Djanirito Moura.”O Juizado Especial adquiriu uma importância ímpar no sistema jurídico brasileiro. Começou com a sua criação nos anos 1990 ainda de forma tímida, mas hoje é um dos ramos que nós sentimos que a população mais demanda, daí a importância de se dar aos juizados especiais o destaque que ele merece” explicou o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Amílcar Maia.

Semana conta com extensa programação e ação social, lembra o juiz coordenador do órgão, Cleanto Pantaleão Além do presidente do Tribunal, estiveram presentes no evento de abertura os desembargadores Virgílio Macêdo Jr., desembargador presidente dos Juizados Especiais no RN; Saraiva Sobrinho, coordenador do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN; e Ricardo Procópio, recém-empossado na Corte de Justiça, mas que passou os últimos anos atuando no sistema de Juizados, na Primeira Turma Recursal. Além deles, estiveram presentes os magistrados Cleanto Pantaleão, juiz coordenador dos Juizados Especiais, e Bruno Montenegro, que representou a Vice-Presidência enquanto juiz auxiliar.No início da cerimônia de abertura da Semana, o servidor do Memorial da Justiça, Halyson Oliveira, fez uma breve explicação do histórico dos Juizados dentro do TJRN, e a servidora Rosane Batista, que trabalha no sistema dos Juizados há 11 anos, declamou poesia que escreveu em homenagem ao serviço prestado diariamente aos jurisdicionados. O psicólogo Yves Martins encerrou o evento com a palestra “Conexões Saudáveis no Poder Judiciário: ferramentas para identificar e favorecer a saúde mental no trabalho”, aos servidores presentes.

O juiz coordenador dos Juizados Especiais, Cleanto Pantaleão, explicou que a Semana foi instituída pelo CNJ voltada à gestão dos Juizados, e o TJRN abraçou esse evento que se debruça sobre o aprimoramento da atividade prestada. “Nós contamos com todos os colegas, colaboradores, teremos várias atividades, uma programação bem extensa, inclusive com ação social”, pontuou o magistrado.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: