O Ministério Público do Rio Grande do Norte(MPRN) lançou três novos editais de processos seletivos para residentes da área jurídica. Os selecionados serão lotados na 1ª, 10ª, 16ª, 18ª, 20ª e 75ª promotorias com atuação em varas criminais. Os editais preveem três vagas imediatas para Natal e os interessados podem realizar inscrição gratuitamente, de acordo com o respectivo edital, no período das 10h do dia 2 até às 14h do dia 16 de maio. Os editais foram publicados nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado (DOE) e estão disponíveis AQUI.
No ato da inscrição deve-se comprovar os seguintes pré-requisitos: formação superior em Direito, por meio do diploma ou declaração emitida pela instituição de ensino. Caso não ainda não esteja na posse do diploma de conclusão do curso de Direito, a comprovação pode ocorrer mediante apresentação de declaração ou documento equivalente, expedido pela instituição de ensino.
Para os candidatos que tenham concluído a graduação há mais de cinco anos é exigido o envio de comprovante de matrícula em curso de pós-graduação em nível de especialização, de mestrado, de doutorado ou de pós-doutorado. As seleções ocorrem em três etapas: Análise Curricular, Prova de conhecimentos específicos e Entrevista.
Além disso, é preciso apresentar experiência mínima de dois anos em órgãos públicos como: Ministério Público Estadual ou Federal, Poder Judiciário Estadual ou Federal, Defensoria Pública, Advocacia-Geral da União ou Procuradoria-Geral do Estado. O candidato deve demonstrar cumulativamente a experiência de no mínimo um ano na área criminal em instituições públicas: Ministério Público Estadual ou Federal, Poder Judiciário Estadual ou Federal, Defensoria Pública, Advocacia-Geral da União ou Procuradoria-Geral do Estado.
A residência constitui modalidade de treinamento em serviço com duração de até 36 meses. O programa não cria vínculo empregatício, mas disponibiliza bolsa-auxílio mensal de $2.500,00 além do auxílio-transporte com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Cada processo prevê classificação de até nove candidatos para cadastro reserva, a fim de suprir necessidades futuras da instituição. Os candidatos devem ler os editais e acompanhar todas as fases do processo no Portal da Residência do MPRN.
Links úteis para inscrições:
16ª promotoria de Justiça de Natal com atuação perante a 3ª vara criminal e 75ª promotoria de justiça de Natal com atuação perante a 7ª vara criminal
10ª promotoria de Justiça de Natal com atuação perante a 4ª vara criminal e 18ª promotoria de Justiça de Natal com atuação perante a 9ª vara criminal
1ª promotoria de Justiça de Natal com atuação perante a 5ª vara criminal e 20ª promotoria de Justiça de Natal com atuação perante a 6ª vara criminal