Em funcionamento desde o final de 2017, o Disque Justiça é uma central telefônica para auxílio aos usuários da Justiça Estadual que desejem ou necessitem tirar dúvidas a respeito de processos e informações das unidades, sem necessidade de deslocamento. Em seu sexto ano de funcionamento, foram realizados 28042 atendimentos ao público.
De acordo com o coordenador da área, Jerônimo Vilar, a ferramenta é útil para descongestionar o atendimento direto das unidades. Ele vê o serviço como bem aceito por parte da população. “Recebemos elogios dos que buscam nossos serviços através das ligações”, comenta o servidor a acerca do serviço oferecido pela Justiça potiguar.
Nos anos de 2021 e 2022 foram prestados 23697 e 27268 atendimentos, respectivamente, demonstrando que a ferramenta está consolidada dentro da Justiça Estadual, constituindo-se útil fonte de informações para o cidadão.
Entre as informações prestadas estão: consulta ao endereço das unidades, esclarecimento sobre plantões, informação sobre horários de atendimento das unidades, entre outros.
As mais fornecidas, porém, equivalente a cerca de 85%, referem-se ao fornecimento de número do telefone das unidades judiciais e informações sobre andamento de processos, esta totalizando mais de 13 mil atendimentos