Até o fim de 2023, mais de mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Rio Grande do Norte. Pensando na importância de empoderar as mulheres sobre sua saúde, a OAB/RN, por meio da Comissão da Mulher Advogada, realiza uma roda de conversa nesta sexta-feira (27) sobre autocuidado, prevenção e cura do câncer de mama e direitos dos pacientes oncológicos.
As palestras começam às 14h, no auditório da Seccional, com a participação da médica mastologista Betina Menezes e das advogadas Lívia Costa e Larissa Cortez. “Sabemos como a informação é importante para conscientizar sobre a doença e como o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por isso, a OAB/RN abre as portas para essa temática durante o Outubro Rosa com um evento tão importante”, afirma a vice-presidente Lidiana Dias.
Em paralelo às palestras, as participantes poderão cortar os cabelos para doação das mechas para a Casa Rosa, instituição voluntária que recebe doações e faz a destinação de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. Quem participar da ação vai ganhar uma escova e maquiagem no local.
“Com essa roda de conversa, queremos acolher e esclarecer as mulheres advogadas e sociedade em geral sobre o câncer de mama. Essa é mais uma oportunidade de nós advogadas realizarmos o autocuidado e ter como prioridade a saúde preventiva. Vamos abordar a questão da saúde, mas também os direitos das mulheres que lutam contra essa doença, pois sabemos que o conhecimento protege e empodera”, explica Vânia Furtado, presidente da Comissão da Mulher Advogada.
O evento é realizado em parceria com a CAARN, ABMCJ/RN, Coletivo Nísia Floresta e conta com apoio da Rede Mulher de Valor, Papo Confeiteiras, Lions Internacional, Casa Rosa e CDL Natal.