O paulistano Felipe Neves teve a sorte e o talento para fazer mestrado em Direito, o LLM (Latin Legum Magister ou Master of Laws), em uma das melhores faculdades dos Estados Unidos, a Stanford University. O diploma, reconhecido internacionalmente, representa um salto na carreira de todo advogado, mas o custo do curso e os exames seletivos são uma barreira para profissionais de classes menos favorecidas.
Felipe decidiu ajudar esses candidatos e fundou o Next Generation of Lawyers, projeto que conta com o apoio de doze escritórios de advocacia; um escritório americano; o banco BTG; a fintech Pravaler e o consulado americano.
“O projeto está no terceiro ano, temos majoritariamente mulheres negras e já capacitamos mais de 60 alunos com treinamento técnico em Direito, preparação para entrevistas e planejamento de carreira”, conta Felipe Neves, observando que os estudantes foram selecionados por mérito.
O objetivo é começar cedo a capacitação, de modo a aumentar as chances de os candidatos serem aprovados para o Mestrado em instituições americanas. “No projeto Next Generation of Lawyers, além dos treinamentos nos escritórios, fazemos uma viagem pelos Estados Unidos, visitando faculdades para que eles possam se inspirar e fazer um LL.M depois”, conclui o advogado, que é Head do Google Workspace para Educação na América Latina.
Felipe vai levar participantes do projeto para conhecer a LLM Fair, organizada pelo EducationUSA, em que universidades americanas apresentam informações sobre seus programas de Mestrado em Direito.
Estadão