| 31 julho, 2023 - 12:44

Juiz Federal José Carlos Dantas se despede da corte do TRE-RN

 

Ao início da Sessão Plenária desta quinta-feira (27), a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) leu o expediente do Instituto Potiguar de Direito Eleitoral (IPDE), que anunciou o encerramento do biênio do juiz federal José Carlos Dantas Teixeira de Souza. Pelo expediente, o IPDE também parabenizou a sua atuação pelos

Biênio de José Carlos Dantas Teixeira de Souza encerrou hoje como titular, mas ele deve ser reco...

Ao início da Sessão Plenária desta quinta-feira (27), a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) leu o expediente do Instituto Potiguar de Direito Eleitoral (IPDE), que anunciou o encerramento do biênio do juiz federal José Carlos Dantas Teixeira de Souza. Pelo expediente, o IPDE também parabenizou a sua atuação pelos “relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral e à sociedade potiguar, sendo salutar enaltecer a retidão, altivez e humanidade no exercício da prestação jurisdicional e no atendimento aos cidadãos e à advocacia”.

Em seguida, o presidente da corte, desembargador Cornélio Alves propôs seu voto de congratulações: “Gostaria de agradecer e parabenizar a atuação do magistrado durante todo o seu exercício neste Tribunal Regional Eleitoral. Além da atividade judicante, desempenhou com êxito a presidência da Comissão Apuradora das Eleições 2022, bem como sua atuação enquanto membro da Comissão Permanente do Regimento Interno deste Tribunal. A sua despedida deixará saudades em todos os que compõem este Pleno e os servidores desta casa. Que os laços de amizade aqui construídos permaneçam unidos. José Carlos cumpriu com brilhantismo o seu período neste Tribunal, e desejo o mesmo êxito em novos desafios e oportunidades que surgirão no seu caminho”, destacou o desembargador.

Demais membros do pleno se acostaram ao voto. “Sou muito grata por esse período de convivência e aprendizado com o senhor”, disse a juíza de direito Ticiana Nobre. “Vossa excelência é digno de todos os parabéns e elogios que foram aqui dirigidos à sua pessoa. Desejo-lhe muito sucesso e felicidade!”, pronunciou o procurador Gilberto Barroso.

Após os votos, o juiz federal teve um breve momento de discurso antes da Corte começar a julgar as pautas. “Foi uma satisfação imensa trabalhar com todos. A desembargadora Zeneide com a sua vivacidade que alegra a todos ao seu redor, o desembargador Cornélio com a sua tranquilidade. Por parte desse relacionamento com todos os desembargadores do Tribunal de Justiça, foi de aprendizado e enriquecedor para a minha vida”, agradeceu José Carlos.

GRATIDÃO E HOMENAGEM

Antes de finalizar o discurso, o magistrado prestou homenagem aos assessores jurídicos do Gabinete 01: Alexandre Albuquerque e Sandra Galvão. “Homenageando todos os servidores do quadro desta casa na pessoa dos dois que compõem a assessoria jurídica do gabinete um, Alexandre e Sandrinha: em muitos casos fui porta-voz do conhecimento que eles tinham. Como eles assessoraram, como eles reportavam e detalhavam, toda a rotina, toda a jurisprudência de cor, os detalhes e as minúcias. É diferenciado o conhecimento que eles possuem. Posso dizer que a atuação nesses dois anos, com a contribuição dos dois, foi decisiva para uma tranquilidade, ponderação e amadurecimento. Ao final, vou cumprimentar todos os colegas, todo o quadro do Tribunal Regional Eleitoral. Muito obrigado a todos!”, concluiu José Carlos.

EM CLIMA DE DESPEDIDA

Na mesma Sessão Plenária oportunizou-se a presença da Desa. Zeneide Bezerra, que presidiu a Sessão após o desembargador Cornélio Alves se ausentar em vista de uma assinatura de Termo de Cooperação Técnica. A magistrada anunciou que irá se afastar aos poucos do exercício judicante até a sua aposentadoria, que deve acontecer no dia 5 de setembro. A corte do TRE-RN é um dos primeiros espaços dos quais a desembargadora se despede. Face a isso, os membros do Pleno demonstraram gratidão e admiração pela construção, transformação e trajetória erigida pela desembargadora no judiciário potiguar.

“Enquanto membro da nossa Corte e magistrada estadual, quero externar como o legado da senhora é importante para a gente. Hoje vejo como a magistratura pode exercer poder e autoridade transformando a vida das pessoas. A senhora transforma vidas, humanas e profissionais. Esse legado de exemplo, dedicação e humildade, ficará plantado em cada coração”, pronunciou a juíza Ticiana Nobre, emocionada.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: