| 22 julho, 2023 - 08:22

MPRN quer que heliponto do Hospital Walfredo Gurgel atenda regras da Anac e Bombeiros

 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à secretária de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), Lyane Ramalho Cortez, que busque cumprir a regulamentação pertinente para o funcionamento de heliponto localizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Para reabrir o local ao tráfego aéreo, a gestora deverá tomar


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à secretária de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), Lyane Ramalho Cortez, que busque cumprir a regulamentação pertinente para o funcionamento de heliponto localizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Para reabrir o local ao tráfego aéreo, a gestora deverá tomar providências para atender aos procedimentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN, no prazo de 90 dias.

Entre as medidas que precisam ser tomadas estão uma nova inscrição do heliponto junto à ANAC, a apresentação de cópia de ART atestando a adequação da infraestrutura para operações de pouso e decolagem e a abertura de um processo de regularização do heliponto junto ao Corpo de Bombeiros. Além disso, o MPRN também orientou a realização dos reparos necessários no espaço localizado entre o centro cirúrgico e o heliponto.

A secretária Lyane Ramalho Cortez e o comandante geral da Polícia Militar no RN, o coronel da PM, Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, foram orientados a só autorizarem a reabertura do heliponto após o cumprimento dessas providências. Até lá, a utilização do heliponto e do helicóptero da PMRN devem ser autorizados apenas em casos restritos de operações das forças de Segurança Pública, em especial para condução de enfermos diretamente ao centro cirúrgico.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: