| 5 dezembro, 2022 - 17:46

STJ julga nesta quarta-feira caso sobre diárias de Deltan na Lava Jato

 

Nesta quarta-feira, 7, está na pauta da Corte Especial do STJ o julgamento de um recurso contra a decisão que autorizou a retomada da apuração do TCU no caso das diárias de Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato. O Tribunal de Contas investiga o suposto gasto indevido de R$ 2,8 milhões com diárias

Nesta quarta-feira, 7, está na pauta da Corte Especial do STJ o julgamento de um recurso contra a decisão que autorizou a retomada da apuração do TCU no caso das diárias de Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato.

Reprodução

O Tribunal de Contas investiga o suposto gasto indevido de R$ 2,8 milhões com diárias e passagens.

Relembre

Em junho, o então presidente do STJ, ministro Humberto Martins, suspendeu uma decisão que impediu a continuidade da tomada de contas especial aberta pelo TCU para apurar suspeitas de recebimento indevido de diárias e passagens pelo ex-procurador Deltan Dallagnol durante a operação Lava Jato.

Para o ministro, a decisão da Justiça Federal no Paraná, suspendendo o procedimento instaurado pelo TCU, fere a autonomia da Corte de Contas.

“Os princípios da eficiência, da moralidade e da economicidade administrativa impõem a liberdade de atuação fiscalizatória do tribunal de contas, cuja atividade institucional, ao final, interessa e beneficia toda a sociedade, que clama por uma proba aplicação dos recursos públicos.”

Humberto Martins destacou ser salutar e legítima a atuação fiscalizatória, uma das razões da existência dos Tribunais de Contas que atuam na verificação de eventuais danos financeiros para as contas públicas.

Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: