Indicada pela governadora do Estado para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça, pelo quinto constitucional, a procuradora do Ministério Público Estadual, Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, visitou o presidente do TJRN, desembargador Vivaldo Pinheiro, nesta sexta-feira (11), na sede do Poder Judiciário potiguar. Ela ocupará a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Judite Monte de Miranda Nunes, aposentada no final de 2021.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1983 e com especialização em Direito Civil, também pela UFRN, Maria de Lourdes trabalhou no Ministério Público por 36 anos, sendo, a saúde, a área na qual se especializou, em sua atuação, nos últimos anos.
A recém-nomeada desembargadora será a sexta mulher a chegar ao Pleno do TJRN. “Mexe muito, não pelo fato, mas pelo orgulho de ser mulher. Nós sabemos que, com muito respeito, os tribunais são muito masculinizados, na sua maioria. Existem, assim, algumas barreiras supostamente invisíveis que não facilitam o acesso às mulheres e estou me sentindo privilegiada de ter acontecido, em relação a minha pessoa, a oportunidade de chegar aqui”, contou.
Ainda a respeito dos sentimentos em ocupar o cargo, Maria de Lourdes afirmou estar emocionada e surpresa. “É um sentimento de muita emoção e, também, de muita surpresa e expectativa de como vai ser esse novo ciclo que vai se iniciar na minha vida. Esse novo capítulo, que é como um livro que foi escrito e já está chegando no seu capítulo final”.
Durante a visita da futura magistrada de segundo grau à sede do TJ potiguar, estavam presentes o desembargador Saraiva Sobrinho e o juiz auxiliar da Presidência João Afonso Morais Pordeus.