| 10 julho, 2022 - 08:48

Gilmar cassa licença remunerada de promotores para disputar eleições

 

O ministro Gilmar Mendes, do STF, cassou as licenças remuneradas concedidas aos promotores Antonio Domingues Farto Neto e Maria Gabriela Prado Mansur para viabilizar a participação dos membros do MP nas eleições de 2022. Eles são pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, respectivamente. Na decisão, o ministro citou precedente da Corte que no

O ministro Gilmar Mendes, do STF, cassou as licenças remuneradas concedidas aos promotores Antonio Domingues Farto Neto e Maria Gabriela Prado Mansur para viabilizar a participação dos membros do MP nas eleições de 2022. Eles são pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, respectivamente.

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Na decisão, o ministro citou precedente da Corte que no julgamento da ADIn 2.534 estabeleceu a absoluta proibição de qualquer forma de atividade político-partidária, inclusive filiação a partidos políticos, a membros do Ministério Público que ingressaram na instituição após o regime jurídico instaurado pela CF/88.

“Por se tratar de concessões de licenças remuneradas a integrantes do Ministério Público que ingressaram no cargo após a Constituição Federal de 1988, com o declarado propósito de que exerçam atividades de natureza político-partidária, observa-se flagrante afronta ao entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, fundado na defesa da própria instituição, que não deve se subordinar aos interesses políticos nem a projetos pessoais de seus integrantes.”

Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: