| 27 maio, 2022 - 16:00

Por questões de segurança, STF cancela palestra do ministro Fux no RS

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na quinta-feira (26), o cancelamento de uma palestra do presidente da corte, ministro Luiz Fux, em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. O evento estava programado para 3 de junho. Em nota (leia abaixo), o STF diz que o cancelamento é justificado “por recomendação da equipe de segurança”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na quinta-feira (26), o cancelamento de uma palestra do presidente da corte, ministro Luiz Fux, em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. O evento estava programado para 3 de junho.

Mensagem informando sobre o cancelamento de evento com Luiz Fux em Bento Gonçalves — Foto: Reprodução/Facebook

Em nota (leia abaixo), o STF diz que o cancelamento é justificado “por recomendação da equipe de segurança”. A palestra coincidiria com a realização de outro evento, impossibilitando o controle do acesso e do trânsito de convidados.

Contudo, a Associação dos Juízes do RS (Ajuris) afirma que o evento foi cancelado “em razão de ameaças e de afirmação de boicote pelos patrocinadores” (leia abaixo). Nas redes sociais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram o cancelamento da palestra.

“A prática crescente de agressões e intimidações não encontra qualquer justificativa”, afirma o presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski.

O evento, inicialmente, era promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves em uma feira realizada na cidade. Em razão da movimentação no local e de manifestações informais contra o ministro, houve o entendimento de que a transferência de lugar seria a opção mais segura, diz a entidade. Além disso, duas das oito marcas que patrocinavam o evento teriam se manifestado contra a palestra.

Depois, a seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assumiu a realização da palestra em outro local, sem relação com a feira. Entretanto, o evento foi cancelado após o STF informar sobre as questões de segurança.

“A informação que eu tenho da assessoria do presidente do STF é sobre questões de segurança, nada mais além disso”, disse o presidente da OAB do município, Rodrigo Terra de Souza.

G1


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: