| 27 maio, 2022 - 11:46

OAB/RN celebra Dia Estadual da Mulher Advogada com campanha contra assédio e entrega de medalhas

 

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte preparou uma programação para o dia 30, data em que é celebrado o Dia Estadual da Mulher Advogada. Durante o evento haverá o lançamento da campanha nacional “Advocacia sem assédio”; entrega da medalha Wandecy Veras; uma roda de conversa sobre os desafios da profissão,

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte preparou uma programação para o dia 30, data em que é celebrado o Dia Estadual da Mulher Advogada. Durante o evento haverá o lançamento da campanha nacional “Advocacia sem assédio”; entrega da medalha Wandecy Veras; uma roda de conversa sobre os desafios da profissão, café da manhã e um almoço para a advocacia.

“O Dia Estadual da Mulher Advogada é uma data de reflexão dessa luta de nós mulheres pelos espaços de decisão e igualdade efetiva. Sendo assim, essa atividade da Seccional proporciona uma reflexão e busca uma integração entre a Seccional, Subseções e mulheres advogadas para que a gente possa fortalecer essa luta”, destacou a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias

“A OAB/RN incentiva e promove ações para dar melhores condições de trabalho para as mulheres advogadas. O lançamento da campanha e entrega da Medalha Wandecy Veras são importantes ações no sentido de reafirmar o direito de todas, que deve ser lembrado e respeitado o ano inteiro”, disse o presidente da OAB/RN, presidente Aldo Medeiros.

Para o lançamento da campanha, que ocorrerá às 14h, a OAB/RN convidou a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno. Com a campanha, a Ordem abre espaço e oferece todo o suporte para que advogadas e profissionais do Direito falem sobre os episódios de assédio, sem que haja medo de retaliações, e ainda incentiva que os crimes sejam denunciados. As denúncias podem ser direcionadas para o endereço www.advsemassedio.org.br.

“Essa campanha é importante porque é necessário questionar a normalização da violência de gênero nos espaços institucionais, nos fóruns, nos tribunais, nas delegacias e nos escritórios. O assédio é uma realidade que podemos modificar, desde que as autoridades se comprometam verdadeiramente”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vânia Furtado.

As homenageadas com a medalha Wandecy Veras foram escolhidas em reunião do Conselho Seccional dessa quinta-feira (19). Serão as advogadas Margarida Seabra Moura e Maria Auxiliadora da Silva Maia. A solenidade começará às 15h.

Homenagem

Margarida possui larga experiência jurídica e atuação em direito civil e ambiental, Em 1967 passou em 2º lugar no concurso para magistratura, mas foi impedida de assumir por entenderem trazer prejuízo à Corte, a justificativa de um desembargador na época foi de que: “além do período de gestante (quando tem licença de vários meses), a mulher é um pouco dominada pelo marido e o juiz nem deve, nem pode ser influenciada por ninguém”.

Reprodução

Carinhosamente conhecida por Dodôra, natural de Apodi, Maria Auxiliadora foi a primeira advogada apodiense. É professora e poetisa. Foi Juíza Leiga, durante cinco anos, no Juizado Especial Civil da Comarca de Apodi. Ela foi a responsável pela criação do Museu do Lajedo de Soledade, no município de Apodi.

Concedida pela OAB/RN, a honraria é destinada a advogadas com história de contribuição à valorização da profissão. A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio, em referência à data de nascimento de Wandecy Veras, primeira advogada registrada na Ordem potiguar, e pelo Dia Estadual da Mulher Advogada.

História

Wandecy Albanês Ferreira Veras tem uma história marcante de pioneirismo em várias áreas do Direito no RN. Além de primeira mulher inscrita na OAB/RN, foi a primeira promotora de Justiça efetiva no Estado, primeira a exercer a magistratura em território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A história registra ainda ter sido ela a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Wandecy faleceu em 1990, aos 65 anos de idade, deixando um legado significativo para as mulheres que operam no Direito.

Programação
8h30 – Café da manhã
9h – Roda de conversa
Tema: Desafios profissionais da mulher advogada
12h: Almoço no Mangai – Lagoa Nova (adesão)
Música ao vivo: Diogo das Virgens
14h – Lançamento da campanha Advocacia Sem Assédio
15h – Entrega da medalha Wandecy Veras

Serviço:
Dia Estadual da Mulher Advogada
Data: 30/05/2022
Local: OAB/RN (R. Barão de Serra Branca – Candelária)
Inscrições: https://bit.ly/DiaMulherAdvogada


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: