| 5 maio, 2022 - 18:02

Justiça na Praça: edição em Pau dos Ferros é finalizada com 60 casais celebrando casamento civil

 

A 59ª edição do programa Justiça na Praça, iniciativa do Tribunal de Justiça do RN, realizada nesta quarta-feira (4/5) no município de Pau dos Ferros foi finalizada com a celebração de mais um casamento civil comunitário, um dos pontos altos do evento, ocorrido à noite, no salão comunitário Nossa Senhora das Graças. Ao todo, 60

Ilustrativa

A 59ª edição do programa Justiça na Praça, iniciativa do Tribunal de Justiça do RN, realizada nesta quarta-feira (4/5) no município de Pau dos Ferros foi finalizada com a celebração de mais um casamento civil comunitário, um dos pontos altos do evento, ocorrido à noite, no salão comunitário Nossa Senhora das Graças. Ao todo, 60 casais tiveram acesso gratuito às custas e taxas cartorárias necessárias para a formalização do “Sim” coletivo.

Segundo os coordenadores, foram 36 casais do município de Pau dos Ferros, dentre eles, o casal homoafetivo Edcarlos da Silva e Nataniel Alves da Silva, que destacaram ter tido apoio de familiares e conterrâneos para decidir participar da cerimônia coletiva. “O fator gratuidade nos ajudou a tomar essa decisão porque há muitos gastos em um casamento. Era um sonho nosso”, destaca um dos noivos, da relação que já dura mais de três anos.

A fala do casal foi seguida pelos agricultores Antônio José da Silva e Daniele Samara, que residem em Pau dos Ferros e que formalizaram uma relação que já se estende por 13 anos. “Esperamos essa oportunidade, que facilita pra gente por ser gratuita”, disse o agricultor, na cerimônia coletiva que foi presidida pelo juiz Edílson Chaves de Freitas, que atua na comarca. “Estamos aqui em uma formalidade, mas casamento é além disso. É fidelidade, é renúncia”, pontua o magistrado.
 

Esta foi a sexta vez que a cidade recebeu o programa, coordenado pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra, atual vice-presidente do TJRN e responsável pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS).
 

Para a magistrada, o evento é significativo, dentre outros pontos, por se tratar do primeiro evento após o arrefecimento da pandemia da Covid-19. “Destaco a importância do respeito para viver a dois e temos que ser gratos por esse momento, de estarmos vivos, mas reverenciar aqueles que se foram”, ressalta a vice-presidente do TJRN, ao destacar que o município foi um dos que já realizou todos os projetos sociais executados pelo Tribunal de Justiça potiguar.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: