| 3 abril, 2022 - 13:12

LEMBRA DELE? Juiz que soltou filho preso por dirigir embriagado tem pena de censura pela TJPI

 

O TJ/PI aplicou penalidade de censura ao juiz de Direito Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª vara da Comarca de Floriano. O magistrado concedeu liberdade ao próprio filho em março de 2021 após ser preso em flagrante por dirigir embriagado e provocar acidente que deixou uma pessoa ferida. As informações foram divulgadas pelo G1. À

O TJ/PI aplicou penalidade de censura ao juiz de Direito Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª vara da Comarca de Floriano. O magistrado concedeu liberdade ao próprio filho em março de 2021 após ser preso em flagrante por dirigir embriagado e provocar acidente que deixou uma pessoa ferida.

As informações foram divulgadas pelo G1. À época do acidente, o caso foi noticiado pelo Fantástico.


O procedimento administrativo disciplinar contou com quatro votações. Na decisão, o relator rejeitou a pena de remoção compulsória e aplicou a pena de censura ao magistrado.

A pena de censura impede que ele entre na lista de promoção de merecimento por um ano. A defesa do juiz Noé Pacheco entrou com recurso administrativo, mas o Tribunal Pleno, por unanimidade, julgou improcedente o pedido e determinou o arquivamento.

Relembre o caso

Reprodução

Em março de 2021, o magistrado proferiu decisão concedendo liberdade provisória ao próprio filho, preso em flagrante depois de se envolver em acidente e o teste de bafômetro mostrar a embriaguez.

O juiz registrou na decisão que é pai do autuado, mas justificou que o juiz substituto estava de férias e que somente o TJ poderia designar outro juiz, o que acarretaria demora. Segundo Noé, o crime imputado ao filho comporta liberdade provisória.

O juiz decidiu pela concessão de liberdade provisória ao autuado (leia a íntegra), independentemente da prestação de fiança, justificando que ele não dispõe de renda própria.

Processo: 0800910-97.2021.8.18.0028
À época, a presidência do TJ e a Corregedoria Geral do Piauí informaram que foi determinada a abertura de procedimento para apuração de eventuais irregularidades na conduta do magistrado.

Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: