| 19 março, 2022 - 12:02

Defendendo Telegram, AGU vai ao STF contra bloqueio

 

A AGU acionou o STF contra decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio do Telegram em todo Brasil. Em documento assinado pelo AGU Bruno Bianco, a AGU defendeu que as sanções do Marco Civil não podem ser aplicadas aos aplicativos que descumprirem ordem judicial. Veja o pedido. Na tarde de ontem, o ministro Alexandre de Moraes determinou a

A AGU acionou o STF contra decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio do Telegram em todo Brasil. Em documento assinado pelo AGU Bruno Bianco, a AGU defendeu que as sanções do Marco Civil não podem ser aplicadas aos aplicativos que descumprirem ordem judicial.

Veja o pedido.

Reprodução

Na tarde de ontem, o ministro Alexandre de Moraes determinou a imediata suspensão do Telegram, em todo o Brasil até o “efetivo e integral cumprimento das decisões judiciais”.

O ministro determinou, ainda, que plataformas digitais e provedores de internet adotem mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo no país. A ordem de Moraes estipula multa diária de R$ 100 mil para as empresas e pessoas que usarem “subterfúgios tecnológicos” para dar continuidade às comunicações do Telegram. 

O bloqueio se de deu a pedido da PF, após a plataforma russa não ter atendido devidamente as decisões judiciais de bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles o do contumaz blogueiro Allan dos Santos. A PF, no pedido feito ao Supremo, afirma que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”.

O fundador do Telegram, Pavel Durov, se manifestou sobre a decisão . Durov informou que vai nomear um representante legal para o Brasil e pediu que o STF reconsidere a decisão de suspensão. 

“Peço desculpas a Suprema Corte brasileira pela nossa negligência. Definitivamente, poderíamos ter feito um trabalho melhor

Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: