| 14 março, 2022 - 09:09

Diretor da Abin diz que ministros do STF ‘estão resgatando o absolutismo’

 

O diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, afirmou em entrevista que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem violado a Constituição. Ele foi impedido pelo ministro Alexandre de Moraes de assumir a direção da Polícia Federal em abril de 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a ser investigado sob suspeita de tentar interferir

Reprodução

O diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, afirmou em entrevista que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem violado a Constituição. Ele foi impedido pelo ministro Alexandre de Moraes de assumir a direção da Polícia Federal em abril de 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a ser investigado sob suspeita de tentar interferir politicamente na corporação.

“Foi muito frustrante”, comentou ao relembrar o episódio em entrevista ao canal Diário da Honra no YouTube. Ramagem afirmou que ‘está havendo um atropelo de regras e de direitos’ por parte do STF.

“Está havendo uma concentração de poder muito grande, isso é inequívoco. Eles [os ministros do STF] estão quebrando a independência e a harmonia entre os Poderes e a competência de cada Poder. Estão violando a nossa própria Constituição, o princípio de separação de Poderes e todo o princípio republicano. Parece que estão resgatando o absolutismo”, disparou.

O diretor da Abin, que deve sair candidato a deputado federal, disse que há um ‘excesso’ de interferência do Supremo Tribunal Federal em ações de governo. Ele citou como exemplo a gestão da pandemia e a decisão que impediu operações policiais nas favelas do Rio durante a crise sanitária.

“Judicialização, levar à análise do Judiciário, não pode ser transferência de poder. O Judiciário tem que tomar medidas para não conhecer tais pedidos, porque são assuntos políticos”, defendeu. “Há um protagonismo do Judiciário. Isso é equivocado.”

Itatiaia


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: