O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por suspeita de intimidação a servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos, queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo”, disse Bolsonaro.
O ato de Lewandowski foi feito após pedido do deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG). O ministro alegou que cabe ao Ministério Público Federal a atribuição de investigar eventuais irregularidades. Ainda segundo ele, cabe ao STF apenas formalizar o recebimento do pedido e à PGR “adotar as medidas que julgar pertinentes”.
Esse é o segundo pedido enviado ao STF para que Bolsonaro seja investigado por declarações relacionadas a servidores da Anvisa. Anteriormente, o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) acusou o presidente de ameaçar funcionários da Agência e espalhar desinformação.
Tv Cultura