| 14 dezembro, 2021 - 09:18

TSE lança novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Ao todo, serão 225 mil novos equipamentos entregues até julho do ano que vem. O anúncio foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, durante coletiva, após visita a uma unidade de fabricação de urnas

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Ao todo, serão 225 mil novos equipamentos entregues até julho do ano que vem. O anúncio foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, durante coletiva, após visita a uma unidade de fabricação de urnas em Manaus (AM).

Ascom TSE

De acordo com o tribunal, as novas urnas são menores, mais seguras e contam com mais recursos de acessibilidade. Enquanto as máquinas antigas continham cartão de memória, as novas terão entradas do tipo USB, o que permite inserção de pen-drive e maior flexibilidade à Justiça Eleitoral.

Para dar mais agilidade ao processo de votação, os novos equipamentos vão permitir ainda que os mesários identifiquem o próximo eleitor da fila enquanto o outro ainda estiver votando. Isso poderá aumentar o número de eleitores por seção e até diminuir as filas. Com os modelos antigos, era preciso concluir todo o processo de votação para chamar o próximo eleitor. 

Ao todo, serão 577.125 urnas à disposição. As mais antigas receberam um hardware de segurança, o que as torna mais seguras — elas poderão executar apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal. 

R7


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: