| 13 dezembro, 2021 - 15:15

Ministros do STF temem que Bolsonaro use posse de Mendonça para criar novo embate

 

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) temem que o presidente Jair Bolsonaro use a posse de André Mendonça para criar um novo embate com a Corte. O temor é que Bolsonaro crie um “incidente” ao comparecer ao evento, na próxima quinta-feira (16), forçando ser barrado na entrada do tribunal. O convite para a posse do novo ministro do STF

Reprodução

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) temem que o presidente Jair Bolsonaro use a posse de André Mendonça para criar um novo embate com a Corte.

O temor é que Bolsonaro crie um “incidente” ao comparecer ao evento, na próxima quinta-feira (16), forçando ser barrado na entrada do tribunal.

O convite para a posse do novo ministro do STF alerta que será preciso apresentar o certificado de vacinação ou então levar um teste negativo do tipo RTPCR para acompanhar o evento presencialmente. Bolsonaro não se vacinou até hoje contra a Covid-19.

Ministros ouvidos pelo blog destacam que, nos últimos dias, o presidente voltou a criticar o tribunal. Na semana passada, durante evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro criticou o STF por ter determinado a prisão de um deputado, no caso Daniel Silveira (PSL-RJ). A novidade é que as críticas não foram no tom raivoso que ele sempre usou para atacar ministros do tribunal.

Além disso, duas decisões do tribunal recentes desagradaram o presidente. A de Alexandre de Moraes, que determinou a abertura de um inquérito para investigar a fala de Bolsonaro associando a Aids à vacinação completa contra a Covid-19, uma “fake news”. E a de Luís Roberto Barroso, que determinou a cobrança do passaporte vacinal de estrangeiros na entrada no Brasil.

Segundo ministros da Suprema Corte, Bolsonaro pode tentar dar uma resposta a essas decisões criando um “incidente” na entrada da posse de André Mendonça, comparecendo sem atestado de vacina nem o teste RTPCR. Ele forçaria ser barrado ou tentaria entrar, desmoralizando as regras definidas pelo Supremo para o evento.

Até agora, o presidente ainda não havia confirmado oficialmente sua presença no evento. Assessores defendem que ele ou participe virtualmente ou faça um teste RTPCR para entrar no prédio do Supremo. Há quem defenda também que o próprio tribunal disponibilize, na entrada, um posto de testagem rápida de Covid-19.

G1


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: