| 27 agosto, 2021 - 19:32

OAB/RN entrará com representação criminal contra delegada Karla Viviane

 

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), afirmou que entrará com uma representação criminal contra a delegada titular da Delegacia de Combate a Corrupção – Decor, Karla Viviane, por entender que houve crime de abuso de autoridade no caso da advogada que

Foto: Reprodução/98FM

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), afirmou que entrará com uma representação criminal contra a delegada titular da Delegacia de Combate a Corrupção – Decor, Karla Viviane, por entender que houve crime de abuso de autoridade no caso da advogada que teve acesso negado ao inquérito policial de seu cliente.

De acordo com a OAB/RN, essa foi “uma reincidência da conduta da referida autoridade policial no descumprimento da prerrogativa da advocacia”. A Seccional lamentou a nota das Associações e entendeu que o teor tratado foi unicamente corporativo, resultando na tentativa de macular a imagem da advocacia diante de um fato corriqueiro.

Confira a nota na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte vem a público repudiar e esclarecer fatos ocorridos nessa quinta-feira (26), envolvendo uma advogada e uma autoridade policial. Na ocasião, a Central de Prerrogativas da OAB/RN foi comunicada sobre a violação de prerrogativas da causídica.

No exercício profissional a advogada teve negado o acesso ao inquérito policial por uma delegada de polícia. Logo que soube, o procurador de prerrogativas foi ao local para garantir o direito de exame dos autos conforme o artigo  art.7º, Inciso XIII, da lei 8.906/94. 

Diante dos fatos apurados e demonstrada a flagrante violação, a Ordem dos Advogados no RN entrará com uma representação criminal contra a delegada, por entender que houve crime de abuso de autoridade conforme disciplina o art.32º da lei 13.869. Além da reincidência da conduta da referida autoridade policial no descumprimento da prerrogativa da advocacia.

Salienta-se que por três dias a advogada tentou acesso ao inquérito policial e não lhe foi dada nenhuma razão legal para impedir o seu conhecimento das acusações. Em razão disso, configurada a violação de prerrogativas e pouco caso com que o seu requerimento que vinha sendo tratado, os fatos que se seguiram são consequência do ato violador. Razão pela qual a OAB/RN está tomando todas as providências supracitadas. 

Em relação a nota que entidades representativas de delegados e delegadas publicaram, a OAB/RN lamenta profundamente que tenha sido deixado em segundo plano os fatos que provocaram o episódio. Dessa forma, passando a ter um teor unicamente corporativo, que resulta tentativa de macular a imagem da advocacia, fato cada dia, infelizmente, mais corriqueiro contra uma entidade absolutamente indispensável para a manutenção de uma sociedade democrática. 

A Ordem esclarece que houve o imediato cumprimento do seu papel constitucional e legal.  Assim que soube dos fatos, a Seccional trabalhou rigorosamente pelo respeito e garantia das prerrogativas da advogada afirma que agirá da mesma forma sempre que preciso. 

Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte 
27 de agosto de 2021


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: