| 6 junho, 2021 - 11:51

Juiz do RN “devolve” Jamil Name a MS

 

As últimas horas foram de reviravolta processual para o empresário Jamil Name, 82 anos, preso na operação Omertà e acusado de  liderar organização criminosa. Enquanto ele segue intubado no Rio Grande do Norte, vítima da covid-19, a Justiça Federal autorizou o seu retorno a Mato Grosso do Sul.  Já a decisão da Justiça de MS,

As últimas horas foram de reviravolta processual para o empresário Jamil Name, 82 anos, preso na operação Omertà e acusado de  liderar organização criminosa. Enquanto ele segue intubado no Rio Grande do Norte, vítima da covid-19, a Justiça Federal autorizou o seu retorno a Mato Grosso do Sul. 

Reprodução

Já a decisão da Justiça de MS, que suspendeu as sete prisões preventivas, perdeu a validade. Desta forma, ele permanece preso e com escolta do sistema penitenciário federal.  Na noite de quinta-feira (dia 3), durante o plantão judiciário, o juiz Mário José Esbalqueiro Junior determinou a suspensão das prisões preventivas, decretadas em Mato Grosso do Sul, durante a internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Contudo, o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, corregedor da penitenciária federal de Mossoró, entendeu que o preso está sob competência da Justiça Federal.

“No que se refere às determinações contidas na decisão do juízo de origem, relativas à escolta e remoção do custodiado da unidade hospitalar, há de se esclarecer que aquele juízo não tem competência para isso. Enquanto o preso estiver sob a custódia federal, especificamente na Penitenciária Federal em Mossoró/RN, sob a jurisdição deste Juízo Corregedor, deverão ser obedecidos todos os protocolos, procedimentos e normas estabelecidas para presos recolhidos no Sistema Penitenciário Federal, aí incluídos a escolta e remoção do preso da unidade hospitalar”, diz o magistrado.

A decisão de Walter Nunes, registrada às 16h56 de sexta-feira (dia 4), também ordenou que Jamil Name seja devolvido a Mato Grosso do Sul, seu Estado de origem, “assim que possível”.

Na sequência, às 19h46 de ontem, o juiz plantonista Mário José Esbalqueiro Junior determinou a remessa do processo para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e tornou a primeira decisão – que suspendeu as preventivas- sem efeito. Caso o magistrado mantivesse o processo em MS, a questão se tornaria um conflito de competência, onde o STJ (Superior Tribunal de Justiça) teria que bater o martelo sobre qual juiz pode decidir sobre o processo. 

Conforme documento anexado pela defesa, Jamil Name tem vaga assegurada em hospital de Brasília, onde a família busca interná-lo. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Name neste sábado (dia 5).  Ele está preso desde setembro de 2019, quando foi alvo da operação Omertà. 

Campo Grande News


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: