| 29 janeiro, 2021 - 11:08

Após repercussão, Centro de Juizados do RN diz que nota descreveu grupos de advogados que tentam “fraudar Justiça”

 

A Coordenadoria dos Juizados Especiais do RN emitiu uma nota de esclarecimento após a repercussão da nota técnica que apontou ilegalidades praticadas por alguns advogados potiguares, Confira abaixo: NOTA DE ESCLARECIMENTO A Nota Técnica n° 01/2021 do Centro de Inteligência dos Juizados Especiais do RN não criminaliza a respeitada classe da advocacia potiguar. Em verdade,

Reprodução

A Coordenadoria dos Juizados Especiais do RN emitiu uma nota de esclarecimento após a repercussão da nota técnica que apontou ilegalidades praticadas por alguns advogados potiguares, Confira abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Nota Técnica n° 01/2021 do Centro de Inteligência dos Juizados Especiais do RN não criminaliza a respeitada classe da advocacia potiguar. Em verdade, este documento que é uma sugestão de métodos de trabalho, descreve condutas ilícitas levadas a processos judiciais, não sigilosos, e sugere medidas visando dar um tratamento uniforme na condução de casos semelhantes.


As situações citadas são tentativas de fraude à Justiça, praticadas por grupos de advogados que apresentam documentos falsificados como supostas provas em ações movidas nos Juizados Especiais. Esses processos têm o intuito de restabelecer o crédito de pessoas inadimplentes com instituições comerciais e financeiras.


Desde 2017, a Coordenação dos Juizados Especiais, a qual é vinculado o Centro de Inteligência, bem como os juízes individualmente, vem oficiando ao Ministério Público e a OAB sobre a existência de casos desta natureza. Registre-se que a problemática foi levada à magistratura por advogados que desempenham suas atividades dentro da legalidade.


Em função da frequência destas ações nos Juizados Especiais, o Centro de Inteligência dos Juizados Especiais do RN editou a Nota Técnica n° 01/2021 para balizar a atuação da magistratura, porém preservando a independência funcional de todos os juízes, uma vez que o documento tem caráter extrajudicial e não vinculante.


O Poder Judiciário do RN é enérgico na busca de meios para combater condutas ilícitas e reprováveis moralmente, assim como, é incontestável defensor do trabalho ético e respeitável da advocacia potiguar.

Coordenadoria dos Juizados Especiais


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: