A advogada Thayrane da Silva Apóstolo Evangelista, 30 anos, registrou ocorrência contra a advogada Isabela Bueno de Sousa por injúria racial. A acusada, porém, alegou perseguição política (confira a nota no fim do texto).
Thayrane comunicou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na última terça-feira (12/1), sobre mensagens que seriam de cunho racista enviadas por Isabela em um grupo de WhatsApp chamado Liga da Justiça, que teria mais de 200 advogados.
Na conversa ocorrida na noite de segunda-feira (11/1), Isabela enviou emoji de bananas após a colega mandar uma figurinha. Depois de Thayrane dizer não ter entendido, Isabela escreveu: “Reserva de pensamento. Pensei alto, sorry (desculpa, em inglês)”. Logo em seguida, Thayrane enviou informações sobre o delito de injúria racial. Isabela, então, respondeu: “Banana é a fruta que mais gosto, mas ela representa pessoas sem personalidade. Acho fácil de entender”.
Thayrane acredita que tratou-se de uma atitude racista. “Emoji de banana é em referência a macaco. Diversos advogados ficaram indignados e saíram do grupo por causa disso”, disse à coluna Grande Angular.
Metropoles