| 7 dezembro, 2020 - 09:12

STF impõe derrota a Alcolumbre e Maia, e impede reeleição ao comando do Legislativo

 

Em uma surpreendente virada, o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou, na noite de domingo (6), a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no pleito de 2021. Caso o entendimento dos magistrados seja mantido, nenhum dos dois poderá se candidatar na disputa por

Em uma surpreendente virada, o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou, na noite de domingo (6), a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no pleito de 2021.

Caso o entendimento dos magistrados seja mantido, nenhum dos dois poderá se candidatar na disputa por mais dois anos no comando de sua respectiva casa legislativa – forçando novas candidaturas e abrindo espaço para mudanças inesperadas no tabuleiro político.https://bda9ccebbd61008c914b4f3cde102d14.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html?n=0

O placar foi de 6 votos a 5 contra a reeleição no caso de Alcolumbre, e 7 a 4 no caso de Maia. A decisão foi tomada via julgamento no plenário virtual, quando os ministros publicam seus votos no sistema eletrônico do tribunal dentro de um prazo estipulado, e sem possibilidade de interação formal entre os magistrados – diferentemente do que ocorre no plenário regular.

O julgamento começou na sexta-feira (4), com uma ampla vantagem pela possibilidade de reeleição dos atuais incumbentes. Os 11 votos já foram registrados no sistema eletrônico do STF, mas os ministros ainda podem mudar de posicionamento antes de o resultado ser proclamado.

Infomoney


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: