| 14 setembro, 2020 - 09:41

Quantos servidores valem um juiz? Veja a conta

 

Um juiz que atua nos Tribunais de Justiça estaduais recebe, em média, salário de 33,4 mil reais por mês, segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com esse valor, seria possível pagar o salário de três oficiais de Justiça do funcionalismo estadual, que recebem, em média, 11,3 mil reais cada; de cinco assistentes

Um juiz que atua nos Tribunais de Justiça estaduais recebe, em média, salário de 33,4 mil reais por mês, segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com esse valor, seria possível pagar o salário de três oficiais de Justiça do funcionalismo estadual, que recebem, em média, 11,3 mil reais cada; de cinco assistentes sociais, com 6,7 mil reais cada; e de doze auxiliares de enfermagem, que ganham 2,7 mil reais cada.

Reprodução/Piauí

O teto do funcionalismo público é definido de acordo com os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, o valor foi reajustado para 39,2 mil reais. Em tese, essa deveria ser a quantia máxima que um funcionário público pode receber por mês; na prática, nem sempre é assim. Devido aos “penduricalhos”, como auxílio-moradia, auxílio-pré-escolar e ajudas de custo, os salários dos magistrados muitas vezes ultrapassam o teto do funcionalismo. Mesmo nos meses da pandemia, de março a julho deste ano, pelo menos metade dos juízes de tribunais estaduais tiveram rendimentos líquidos superiores ao teto.

Revista Piauí


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: