| 20 agosto, 2020 - 21:02

Vídeo mostra PM “barrando” acesso de advogado a local de “operação” em Natal; OAB cobra investigação

 

A Ordem dos Advogados do Brasil entrou nesta quinta-feira 20 com um pedido, junto ao Ministério Público do Estado, cobrando a abertura de uma investigação para apurar a conduta de um policial militar durante uma ação policial ocorrida na tarda da quarta 19 no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. É que

A Ordem dos Advogados do Brasil entrou nesta quinta-feira 20 com um pedido, junto ao Ministério Público do Estado, cobrando a abertura de uma investigação para apurar a conduta de um policial militar durante uma ação policial ocorrida na tarda da quarta 19 no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal.

É que o PM impediu o acesso de um advogado ao local da suposta operação. Um vídeo gravado pelo próprio advogado (veja acima), mostra o momento em que o policial não permite a aproximação.


Segundo o advogado Fernandes Braga, presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, e que assina o pedido de investigação, o PM não poderia ter impedido o acesso do advogado porque não havia mandados a serem cumpridos na comunidade. “Até mesmo a pessoa que eles mantiveram presa, que é cliente do advogado, acabou liberada depois”, acrescentou.

Abaixo, a íntegra do pedido feito pela OAB, na qual o assunto é tratado como violação de prerrogativas e abuso de autoridade.

Excelentíssimo Senhor Promotor, Cumprimentando-o, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte, nesse ato representado por sua Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Comissão de Segurança Pública e Política Carcerária e pela Comissão da Advocacia Criminal, vem, solicitar em caráter de urgência a instauração do competente PIC, com o fito de apurar os crimes, em tese, de violação de prerrogativas e abuso de autoridade referendados na LEI Nº 13.869, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019, referido nos autos do processo OAB/RN nº. 76692020-0 (cópia em anexo), veiculado, inclusive, pela imprensa local, em que a conduta do agente público (policial militar) no exercício das suas funções, violou, em tese, prerrogativas da advocacia e incorreu em manifesto abuso de autoridade enquanto o advogado assistido exercia seu múnus profissional em acompanhar seu constituinte em ação policial ocorrida no bairro de Mãe Luiza, nesta Capital“.

Agora RN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: